É muito fácil de engravidar?

Perguntado por: rfogaca . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Mesmo com estas taxas, sabemos que no primeiro ano, só cerca de 85% dos casais jovens, saudáveis e com desejo procriativo, vão conseguir engravidar. Este percentual passa para 92-93% ao final de 2-3 anos.

O melhor período para engravidar é entre 11 a 16 dias após o primeiro dia da menstruação, que corresponde ao momento que antecede a ovulação, por isso, o melhor momento para ter a relação é entre as 24 e 48 horas antes da ovulação.

Para engravidar, basta apenas UM espermatozóide. A cada 1 ml de esperma ejaculado por um homem fértil são, ao menos, 15 milhões deles, podendo chegar a 100 milhões/ml.

Teste de sangue (Beta HCG)
É possível confirmar a gestação com cerca de 5 dias de atraso menstrual.

O pico da fertilidade da mulher acontece entre 20 e 25 anos e, por essa razão, esta é considerada a melhor idade para engravidar, de acordo com as considerações fisiológicas do corpo. A explicação está na qualidade dos óvulos e quantidade de óvulos que costumam sofrer alterações com o avanço da idade.

Os sintomas de fecundação nem sempre estão presentes e podem ser difíceis de identificar, porém os mais comuns são:

  • Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;
  • Cansaço e sonolência;
  • Dor de cabeça leve e persistente;
  • Seios inchados e doloridos.

Todo esse processo pode levar até seis dias após a relação sexual para ocorrer, sendo assim, o ciclo completo da fecundação pode levar até 15 dias.

O líquido pré-ejaculatório pode, sim, conter espermatozoides. O líquido pré-ejaculatório pode, sim, conter espermatozoides. Sim. Embora a chance seja menor devido à quantidade reduzida, esse fluido pode conter espermatozoides; logo, há possibilidade de gravidez.

As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários. Ambos também podem fazer uma suplementação adequada para favorecer a qualidade do espermatozoide e da ovulação.

A melhor forma de evitar uma gravidez não desejada é através do uso correto de anticoncecionais sejam a pílula (tipos de pílula), o anel vaginal, o preservativo masculino (com a vantagem adicional de proteger contra doenças sexualmente transmissíveis como a Sida) ou o dispositivo intrauterino (vulgarmente conhecido ...

Métodos de barreira

  1. Preservativo (ou camisinha) ...
  2. Diafragma. ...
  3. Anticoncepcional oral (ou pílula anticoncepcional) ...
  4. Anel vaginal. ...
  5. Adesivo. ...
  6. Injeção. ...
  7. DIU Mirena (Sistema Intrauterino - SIU - Liberador de Levonorgestrel) ...
  8. Implanon (implante de etonogestrel)

Segundo estudos, sua eficácia é de cerca de 78%, ou seja, aproximadamente 2 entre 10 mulheres poderão engravidar utilizando-o.

Pouco mais de um terço dos casais saudáveis engravidarão no primeiro mês de tentativa. Se você tem menos de 35 anos e boa saúde, é perfeitamente natural que demore até um ano.

PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ
São eles: Atraso menstrual; Náuseas (enjoo e vômitos); Mastalgia (dores na mama e maior sensibilidade na região).