É necessário balancear as rodas traseiras?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 16 de maio de 2023
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Assim, por causa dessa oscilação do conjunto pneu/roda, o motorista pode sentir no carro desbalanceado uma trepidação no volante, se for falta de balanceamento das rodas dianteiras, ou uma trepidação na carroceria, caso falte balanceamento nas rodas traseiras.

Sempre que houver substituição ou conserto nos pneus; Se o veículo apresentar vibrações no volante; Sempre que houver substituição de elementos do conjunto rodante, como pastilhas de freio, rolamento da roda e peças da suspensão; A cada 10 mil quilômetros rodados.

O balanceamento do automóvel faz parte do processo de manutenção preventiva, garantindo que as rodas girem sem vibrações. Já o alinhamento serve para ajustar os ângulos das rodas, evitar acidentes e garantir uma direção mais tranquila ao motorista, além de economizar combustível.

Alinhamento e balanceamento preço: quanto custa? Os preços variam muito entre oficinas e regiões. A média geralmente fica entre R$100 e R$250 nas principais capitais do país. O modelo do carro também pode interferir no valor, então, vale pesquisar entre as oficinas de confiança antes de fechar o negócio.

O preço do alinhamento e balanceamento do carro varia de acordo com a região e o modelo do veículo. Em 2023, a média de valores está entre R$ 120 e R$ 200 nas principais capitais, podendo variar segundo os critérios mencionados.

O balanceamento das rodas não está ligado ao alinhamento. A prática deve ser realizada quando o volante estiver vibrando, duro demais, quando o motorista fizer a troca dos pneus ou quando a quilometragem estipulada para ela for alcançada.

De acordo com a montadora, nenhum dos seus carros permite esse tipo de serviço. Os modelos HB20 e Creta não permitem esse tipo de serviço.

Pneus novos: O carro pode desalinhar quando são trocados os pneus. A fábrica produz os pneus com a pressão certa para manter o alinhamento do veículo; Suspensão: os bons amortecedores devem manter o carro em movimento suave, sem oscilações, para manter o alinhamento certo.

Para entender de forma fácil do que se trata cada um desses itens, pense que o alinhamento se faz com a direção do veículo, o balanceamento se faz com as rodas e a cambagem se refere aos eixos.

Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca; mas essa estimativa é feita para os itens que são bem conservados. Algumas práticas ruins dos motoristas prejudicam a durabilidade do equipamento.

Dessa forma, a cambagem é indicada quando o veículo sofreu algum tipo de dano no conjunto de suspensão e está fora de seu ângulo ideal, o que pode causar desgaste irregular dos pneus, desestabilização do automóvel, vibrações no volante e em casos que o carro está puxando para um lado ou outro.

Mais uma vez, vale reforçar que a cambagem trata de um ajuste da inclinação das rodas de um automóvel em relação ao plano vertical. Seu objetivo é controlar o rolamento e desentortar uma deformação. Cada automóvel apresenta uma angulação ideal, que está especificada pelo fabricante no manual do proprietário.

É importante ressaltar que não se faz balanceamento sem primeiro fazer o alinhamento do veículo. O correto é fazer o balanceamento a cada 10 mil quilômetros rodados.

Esse procedimento consiste em equilibrar o conjunto do pneu e das rodas, de modo que o veículo fique alinhado perfeitamente para rodar. O balanceamento é feito usando contrapesos, ou seja, pequenas peças que auxiliam na hora de equiparar a massa total dos eixos e lados do conjunto das rodas.

O balanceamento permite que as rodas girem sem provocar vibrações. É fundamental para equilibrar o conjunto de pneus e rodas do veículo. Ao fazer essa manutenção o motorista terá mais conforto na condução do carro e na acomodação dos passageiros, além de influenciar diretamente no desempenho dos pneus.

O custo do rodízio de pneus varia de acordo com a região e a oficina. Geralmente, os preços variam entre R$ 50 e R$ 150.

Os preços variam de acordo com o estabelecimento comercial e com os equipamentos que essa oficina possui. Assim, o serviço de alinhamento e balanceamento de pneus pode custar entre R$ 100 e R$ 300, dependendo do tipo de veículo e também de onde o serviço será feito.

O serviço de alinhamento e balanceamento custa em média de R$80,00 a R$250,00.

Por esses diferenciais, embora seja um serviço um pouco mais caro (cerca de R$60 acima do valor de tabela em São Paulo), o custo-benefício do Alinhamento 3D vale a pena para quem exige o máximo cuidado nos detalhes do seu carro.