É normal a barriga ficar dura com 39 semanas de gestação?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

São sintomas de características normal nessa fase da gestação, é comum a barriga ficar dura e haver cólicas intensas que são as contrações e podem ser as de treinamento.

Outro sintoma muito comum quando a mulher está nessa altura da gravidez é a sensação de barriga dura, decorrente das contrações de treinamento da gestante. Essas contrações são chamadas de Braxton Hicks e funcionam como uma espécie de treinamento do sistema feminino para o momento de parto.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

6 sinais que a bolsa vai estourar

  1. Aumento das contrações de “treinamento” ...
  2. Diminuição dos movimentos do bebê ...
  3. Inchaço de pés e mãos e outros desconfortos. ...
  4. Pressão na pelve. ...
  5. Aumento de secreção vaginal. ...
  6. Outras alterações.

Médicos indicam a caminhada com passos acelerados de preferência 1 hora pela manha e 1 hora pela tarde. A caminhada auxilia o bebê a descer cada vez mais em direção à pélvis e a pressão dele sob o útero aumenta a produção de ocitocina responsável pelas contrações uterinas.

As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação.

No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo. As contrações também se tornam mais frequentes, até que elas vêm em intervalos de três a cinco minutos.

Quando você perceber 2 contrações num período de 5 a 10 minutos, redobre a atenção! Já a duração delas tende a ser maior, ou seja, passar entre 20 e 60 segundos com uma contratilidade.

Quantas contrações de treinamento são normais por dia? Elas podem acontecer mais de uma vez por dia. E o que muitas mulheres não sabem é que, às vezes, acontecem sem a gestante perceber. Elas duram, em média, de 30 segundos a 2 minutos.

Algumas mulheres entram em trabalho de parto sem perder o tampão mucoso e com a bolsa íntegra.

Enquanto as contrações verdadeiras se tornam mais demoradas, fortes e têm cada vez menos intervalo entre elas, as contrações falsas são normalmente: Irregulares. As contrações de Braxton Hicks são esporádicas, não têm padrão previsível e geralmente param se você descansar ou trocar de posição.

Se você chegou nas 40 semanas de gestação e não está sentindo as contrações ainda não se preocupe, consideramos normal que o parto aconteça entre 37 e 42 semanas de gestação.

Agora na reta final, com 39 semanas, seu bebê pode dar sinal de que está pronto e o trabalho de parto se iniciar a qualquer momento.

Exercícios – Agachamentos são ótimos para fazer a dilatação acontecer com maior rapidez. Além disso, também é ótima para ajudar a fazer com que o bebê desça para o canal de parto. A melhor forma de fazer este exercício é com as costas apoiadas em uma parede e descer lentamente, com as pernas ligeiramente afastadas.

Você está acostumada a ver as mulheres deitadas nesse momento, mas as posições de cócoras, sentada ou de joelhos são melhores para facilitar a saída do bebê. O canal de parto fica mais curto e a abertura da vagina fica maior, o bebê não aperta a sua barriga e a circulação de oxigênio para ele é melhor.

Durante a expulsão do tampão mucoso a mulher não sente absolutamente nada. Por isso sua saída só é percebida quando a grávida vai usar o banheiro e, ao se limpar, aparece no papel higiênico ou fica na calcinha. Nos casos em que o tampão mucoso sai gradativamente, a mulher não consegue nem identificar a perda.

1O pré-parto acontece quando o bebê começa a se colocar na posição do nascimento, o que pode ocorrer até 15 dias antes do parto. 2Muitos sintomas podem acompanhar essa fase, como cólicas, vontade de ir ao banheiro, perda de peso, picos e baixas de energia, muco com sangue.