É normal ler um livro e esquecer?

Perguntado por: uzaganelli . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Muitas pessoas se perguntam como lembrar do que lemos, saiba que essa questão é mais comum do que imagina. Há um estudo do psicólogo alemão Herman Ebbinghaus onde afirma que cerca de 50% do que lemos é esquecido, caso não seja revisado no dia seguinte.

“A leitura favorece a melhora da escrita, expande o vocabulário, trabalha a criatividade e auxilia na formação do senso crítico (capacidade de reflexão sobre algo)”, afirma. Segundo ela, não há um tempo diário específico a ser dedicado à leitura para que as habilidades sejam desenvolvidas.

O excesso de informações pode causar fadiga mental e deixá-lo tão cansado quanto quem se exaure fazendo exercícios físicos.

Leitura superficial: ler rapidamente sem entender nada
Um hábito que hoje é considerado normal, mas que é preocupante considerando o tempo e o entendimento que os mais jovens dedicam à leitura.

Quanto mais uma pessoa lê, mais a leitura se torna automática, liberando espaço cognitivo para análises intelectuais mais profundas. Isso quer dizer que nossa mente decodifica as letras e palavras com mais facilidade e rapidez quanto mais prática temos. Ler se torna mais fácil com o passar do tempo!

Em algumas pesquisas recentes, indicam 30 minutos ou 20 páginas por dia, para que se possa "criar o hábito" da leitura. Isso varia muito de cada pessoa, pois se o livro estiver muito bom, pare de ler quando quiser, e também tem outros que pra finalizar um capítulo é um desafio.

Pesquisas científicas provam que pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior e mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como fala e escrita. O fato de você ler mais faz com que você tenha um maior vocabulário e saiba como utilizar melhor as palavras.

A razão é bem simples: nossa memória nem sempre é confiável. Memórias são alteradas por todos os tipos de coisas e a nostalgia tem um papel importante na forma como nos lembramos. De acordo com a revista Scientific American, é surpreendentemente fácil injetar falsas memórias nas pessoas.

Conheça 7 dicas que ajudam nesse processo.

  1. Evite muitas tarefas ao mesmo tempo.
  2. Mantenha sua saúde em dia.
  3. Enriqueça seu cardápio.
  4. Tenha boa qualidade de sono.
  5. Pratique atividades físicas.
  6. Exercite seu cérebro.
  7. Descanse.

Adaptação às novas tecnologias
“Grande parte das queixas é similar ao uso do computador comum ou dos notebooks: vista cansada, desconforto com a luminosidade da tela e dores de cabeça após a leitura”, diz o oftalmologista Eduardo de Lucca, que também integra o corpo clínico do IMO.

Em primeiro lugar, estudos mostram que um dos benefícios de ler um livro é aumentar as sinapses do cérebro, religando-o efetivamente, o que pode ajudar a prevenir doenças como Alzheimer e demência. Nesse sentido, desafiar sua mente por meio da leitura provou treinar melhor a mente e melhorar a função neural.

ler deitado propicia um achatamento dos olhos, o que é ruim para a saúde deles. E ler no escuro dilata a pupila e causa desconforto. Por isso, o melhor é não apagar a luz para usar o computador ou ver TV. Você corre o risco de se cansar mais e ficar com dor de cabeça.

Por outro lado, autores defendem que apenas 5 páginas de leitura por dia podem fazer diferença ao final de um ano. Para isso, torna-se necessário observar apenas duas regras: Regra 1: Nunca deixe de ler 5 páginas todo dia. Se, por algum motivo, não for possível cumprir a meta, esse número dobrará a cada dia não lido.

Amplia o vocabulário e melhora a escrita. Contribui para a redução da ansiedade e do estresse. Exercita a memória e ativa regiões do cérebro responsáveis por funções cognitivas, ajudando a prevenir doenças neurodegenerativas. Promove o relaxamento e melhora a qualidade do sono.

Depois de terminar de ler o livro, é melhor não deixar todo o conhecimento acumulado ali, naquelas mesmas páginas. É preciso desenvolver um sistema para capturar passagens significativas, boas citações e ideias importantes surgidas durante a leitura.

Sua velocidade de leitura aumentará se você estiver lendo um livro que você está familiarizado do que um que você mal conhece. Então, em média, você pode ler de 40 a 50 páginas de um livro em uma hora.