É normal o bebê sair leite pelo nariz?

Perguntado por: ecorte3 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Sair leite materno pelo nariz do bebê é normal? O que devo fazer? Isso pode acontecer. A maioria dos bebês podem ter regurgitações, pelo fato de o esôfago e o estômago serem imaturos, o que permite o retorno do leite.

Tosse persistente espasmódica, chiado no peito, falta de ar súbita e rouquidão são sinais sugestivos de que pode ter ocorrido aspiração de corpo estranho. Quando, além desses sintomas, ocorre lábios e unhas arroxeadas e desfalecimento, a morte por asfixia é iminente”, comenta o cirurgião Wander Mattos Cardoso.

Essa contração faz com que a pressão no abdome e no tórax aumente e desencadeie a compressão do estômago, que expulsa de forma rápida e forçada seu conteúdo pela boca e, algumas vezes, pelo nariz. A força da expulsão é tão forte que não pode ser controlada.

O refluxo passa a ser um problema quando a criança apresenta alguns sinais e sintomas como: irritabilidade, choro, vômitos muito frequentes, baixo ganho de peso e recusa alimentar. Muitas vezes o bebê se joga para trás e não aceita a alimentação.

Provavelmente esse bebê está ingerindo uma quantidade maior de líquido do que cabe na barriguinha e como há ligação o leite pode voltar e sair pelo nariz. O refluxo pode ser normal (fisiológico) ou doença do refluxo gastroesofágico.

É importante que o bebê seja avaliado pelo pediatra para ver se será necessário dar novamente o seio materno. Nas situações em que o bebê vomita, de modo geral, não devemos insistir na mamada. Mantenha a amamentação em livre demanda.

O refluxo em bebê acontece porque o esfíncter esofágico inferior (que é o anel entre o esófago e estômago) pode ainda não estar bem formado. Por isso, esse anel pode permanecer aberto depois que a criança mama, permitindo que o que está no estômago volte e seja regurgitado.

"Caso o bebê dormiu e não arrotou, a gente prega que o bebê seja deitado de lado, garantindo que, se ele se virar, fique de barriga para cima. Eles nunca devem dormir de barriga para baixo, assim teremos risco maior de asfixia e morte súbita", explica o pediatra João Paulo Weiand.

- Após a amamentação, deixe o bebê em pé, no colo, por pelo menos 20 minutos antes de deitá-lo; - Na hora de dormir, lembre-se de fazer com que o berço fique um pouco mais alto do lado em que a criança deita a cabeça; - Deixe a criança dormir do lado direito para não comprimir o estômago após a amamentação.

Esses distúrbios podem ser perigosos, pois resultam em aspiração (entrada de leite no pulmão) o que pode provocar pneumonias e até a morte súbita”, alerta Gemelli.

A doença do refluxo acontece quando o conteúdo ácido do estômago sobe pelo esôfago com frequência e quantidade maiores do que o normal, causando lesões no próprio esôfago ou na mucosa da via aérea (garganta, nariz, ouvidos e pulmões).

A broncoaspiração é um processo pelo qual alimentos, líquidos, saliva ou vômito entram nas vias aéreas, passam pelas pregas vocais e chegam até os pulmões, podendo causar pneumonia ou morte por asfixia.

Os sintomas podem incluir tosse ao comer, asfixia, falta de ar, dor no peito, chiado, cansaço extremo, febre e coloração azul nos lábios, nos dedos e nos pés.

Quando chegam ao segundo mês de vida, os bebês começam a visualizar as cores e a primeira delas é o vermelho, mas ainda permanecem com a visão bem opaca. Somente a partir do terceiro mês é que os vultos começam a ganhar traços um pouco mais definidos.