É normal o pino da tomada esquentar?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Porém, na verdade, não é nada normal. Pelo contrário: a tomada esquentando é sinal de que você está usando seu aparelho no conector inadequado ou que existe um problema interno da rede de energia de seu ambiente.

Um plugue que derrete pode causar um estrago gigante! Isso acontece quando a corrente (medida em amperes) é maior do que a especificada pelo fabricante, gerando um superaquecimento que pode derreter a tomada, o plugue e até mesmo causar um incêndio.

Às vezes o aparelho funciona e outras vezes não, mesmo estando ligado na mesma tomada. É normal, nesses casos, tentar ajeitar o plugue, colocando e tirando-o novamente. Outro sinal de que a tomada está com mau contato é o aparecimento de faíscas e cheiro de queimado quando um equipamento é plugado.

Verifique as tomadas!
Existem certos sinais que indicam que sua tomada pode estar em risco de um curto-circuito: A tomada possui marcas ou cheiro de queimado; Som de zumbido vindo da tomada; Faíscas emitidas pela tomada, quando um aparelho é conectado nela.

Poeira ou umidade acumuladas na tomada também podem gerar faíscas, aumentando as chances de um incêndio ocorrer, bem como tomadas de baixa qualidade ou com uma amperagem incapaz de suportar o fluxo de energia elétrica para alimentar determinado dispositivo também elevam a probabilidade de o problema ocorrer.

Quando o equipamento precisa de uma carga mais reforçada para funcionar de mais de 1000 W, como é o caso de aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, entra em cena a tomada de 20 A, com plugues mais grossos e capacidade maior de transmitir energia com segurança.

Para 28 amperes, normalmente utilizado em geladeiras = Utilizar uma bitola de fio de 4,0 mm²; Para 36 amperes, normalmente utilizado em chuveiros elétricos = Utilizar uma bitola de fio de 6,0 mm²; Para 50 amperes, utilizado em equipamentos mais pesados = Utilizar uma bitola de fio de 10 mm².

O derretimento ou escurecimento do material plástico no entorno dos furos da tomada está relacionado às sobrecargas de corrente. Isso ocorre quando há um descompasso entre os valores de intensidade – medida em amperes (A) – oferecidos pela tomada e exigidos por um dispositivo ligado a ela.

Tomada 20A
Esse modelo é capaz de transmitir energia com mais segurança, mas necessita o cuidado de não conectar vários aparelhos na mesma tomada. Sua potência máxima em 127V é de 2540W (127V*20A), já para 220V essa potência pode chegar a 4400W (220V*20A).

A principal causa de um zumbido vindo de uma tomada são fios soltos nas conexões. Os fios que estão dentro da tomada podem se soltar, fazendo com que vibrem e façam um som de zumbido. Esse problema é mais prevalente em casas antigas com tomadas desatualizadas.

Se seu produto for 110V, precisará de uma tomada de 20A; se for 220V, uma tomada de 10A. Providencie o aterramento conforme a norma NBR5410, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O fio terra do produto não pode ser ligado ao neutro da rede elétrica nem a canos de água ou de gás.

Que devido à grande potência, necessita de conectores que suportem a tensão elétrica gerada pelo aparelho. Neste caso, recomenda-se a troca da tomada da sua residência para uma com 4,8 mm de diâmetro. Não aconselhamos a utilização de adaptadores.

Quando você usa o adaptador, ele não aguenta a alta corrente da aifryer, superaquece e derrete. Pode derreter o plugue, o adaptador, a tomada, e inclusive pode pegar fogo.

Os sinais da presença de um curto-circuito incluem:

  1. Disjuntor que desarma constantemente.
  2. Cheio de queimado perto de equipamentos elétricos.
  3. Aumento inesperado na conta de luz.
  4. Choque leve ao encostar em equipamentos com carcaças metálicas.
  5. Lâmpadas piscando ou que queimam depois de pouco tempo de uso.

Se o curto ocorreu após ligar um eletrodoméstico em específico, pode ter ocorrido uma sobrecarga no circuito, desligue o aparelho e tente religa-lo a outro circuito com menos sobrecarga. Depois é só religar o disjuntor que foi desarmado.

Para confirmar a falha do cabo neutro, basta medir a tensão deste com os cabos das fases, a leitura no multímetro terá que ser de *110 volts em ambas as fases, se o teste acusar menos de 110 com uma fase e 220 com outra estará confirmado o defeito no neutro.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.

Segundo a NBR-14136, olhando a tomada de frente, notamos o pino central um pouco acima dos outros dois pinos. Este é o TERRA. O cabo de NEUTRO deve estar no pino da ESQUERDA. A FASE está no pino à DIREITA, no caso de uma instalação monofásica.

20A

Plugues e tomadas padrão 20A
O padrão de 20A têm plugues com pinos e tomadas com orifícios mais grossos (diâmetro: 4,8 mm). Este padrão é utilizado por equipamentos que exigem maior capacidade como geladeira, micro-ondas, aspirador de pó, forno elétrico, máquina de lavar roupas, secadoras e etc.

Tomada deformada pelo calor da sobrecarga. Assim, no momento em que o plugue de algum aparelho que deve ser alimentado é ligado nesta tomada, os fios ou terminais internos encostam um no outro, causando o curto-circuito e o "belo estouro" que assusta qualquer um!