É normal sentir dor depois da cauterização no útero?

Perguntado por: atorres5 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.6 / 5 16 votos

Em geral, o procedimento não costuma causar dor, mas algumas pacientes podem sentir desconforto. Na fase de recuperação, que varia de duas a quatro semanas, dependendo da cicatrização, deve-se evitar relação sexual. Eventualmente, analgésicos podem ser necessários para alívio da dor.

Recuperação

  • Ficar de 1 a 4 semanas sem ter contato íntimo, dependendo do processo de cicatrização;
  • Fazer uso de preservativo nas relações sexuais;
  • Evitar usar absorventes internos;
  • Evitar o uso de duchas vaginais;
  • Usar cremes vaginais cicatrizantes.

Sua recuperação é rápida e demanda poucos cuidados, o ferimento cicatriza em até 15 dias e não necessita de pontos. Por isso, o paciente pode retomar suas atividades no mesmo dia, apenas recomenda-se não se expor ao sol no local do procedimento por pelo menos dois meses.

Duas semanas após o procedimento, as crostas que se formam sobre a lesão são eliminadas. Dependendo do tipo de cauterização pode ocorrer um aspecto diferente, com coloração amarelada, em vez de esbranquiçada.

O câncer do colo do útero é causado por infecção sexualmente adquirida com certos tipos de HPV. Dois tipos de HPV (16 e 18) causam 70% dos cânceres do colo do útero e lesões pré-cancerosas. Também há evidências científicas que relacionam o HPV com cânceres do ânus, vulva, vagina, pênis e orofaringe.

- Não ter relação sexual nas primeiras quatro semanas após a cauterização. - Utilizar a pomada ginecológica conforme orientação de seu médico, fazendo a higiene local externa antes da aplicação da pomada. - Não praticar atividade física intensa ou levantar peso na primeira semana.

Não há restrição de alimentos.

Após a alta o paciente pode subir e descer escadas, desde que isto seja feito lentamente e com auxílio de um familiar, nos primeiros 10 dias depois da cirurgia.

A cauterização é um dos tratamentos para que a lesão não progrida e evolua para um câncer de colo de útero no futuro.

Fiz a cauterização a 8 dias, já posso andar de moto? Bom dia! Se tiver sido um procedimento sem complicações e se você estiver sem dor, pode.

Normalmente pra uma lesão de tamanho pequeno e médio, cobro 400 reais.

A recuperação é rápida e normalmente o paciente retoma às suas atividades no mesmo dia. O ferimento cicatriza em até quinze dias, e o médico pode indicar pomadas para auxiliar a cicatrização. É recomendado não expor a área ao sol por dois meses para evitar possíveis manchas e usar protetor solar continuamente.

16) Após a cauterização podem ocorrer corrimentos? Após a chamada cauterização do colo do útero, poderá ocorrer, por algum tempo, um aumento do corrimento. Às vezes, até mesmo acompanhado de sangue, que deverá diminuir lentamente. Nessas ocasiões é conveniente o retorno ao ginecologista para acompanhamento.

A presença da ectopia não aumenta o risco de infecção pelo HPV ou de câncer de colo uterino. A cauterização não reduz a incidência de infecção pelo HPV e de câncer de colo uterino. As relações sexuais precoces após a cauterização podem provocar sangramento, dor na relação e infecção. Converse com o seu médico.

GYNO IRUXOL® (colagenase e cloranfenicol) é destinado ao tratamento da eliminação de tecidos necrosados e restos de tecidos após a cauterização e cirurgias no colo do útero e outras cirurgias ginecológicas, após o parto e inflamações vaginais (cervicites erosivas, vaginites ulcerativas, vaginites, cervicites pós-parto, ...

- Aplicação da queratina: a seguir à lavagem é indicada a utilização de um creme selante ou de um condicionador combinado com ampolas de queratina; - Uso de calor: por fim, é feita a etapa térmica, que inclui a realização de escova e passagem de chapinhas nos fios.

Acetato de clostebol com sulfato de neomicina
Também é muito receitada por ginecologistas, pois auxilia no tratamento de lesões e inflamações no colo do útero, vaginite, episiotomia (corte cirúrgico no períneo), além de tratar fissura anal e ferimentos nos seios.