É normal ser esquecido?

Perguntado por: imodesto . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

O esquecimento, até certo ponto, faz parte do funcionamento normal do nosso cérebro. Quem nunca, por exemplo, esqueceu onde guardou as chaves? Lapsos de memória ocasionais podem ser algo natural e inúmeras condições, sejam doenças ou não, podem se associar com a perda de memória em adultos mais velhos.

Os principais motivos são distúrbios de ansiedade, depressão, falta de sono adequado, sobrecarga mental, além de problemas nutricionais e hormonais.

Nayara dos Santos Reimer, Neurologista da Clínica Neurológica, descreve três causas de esquecimentos e lapsos de memória em pacientes jovens, são elas: Estresse e ansiedade; Depressão; TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

É um quadro neurológico onde ocorre uma súbita perda da memória e da orientação temporal e/ou espacial, e cuja causa não está associada às condições neurológicas mais comuns, como epilepsia ou AVC. O sintoma principal é a pessoa ficar, de repente, desorientada, sem saber onde está ou o que está fazendo.

O que é o “deu branco”? A popular expressão “deu branco” é uma espécie de falha na memória, que ocorre quando se está sobre pressão. Em inglês, a situação é conhecida como “mental choking”.

O primeiro passo é observar se o esquecimento, de alguma forma, compromete atividades do cotidiano como baixa produtividade no trabalho ou nos estudos; dificuldades em executar tarefas comuns como fazer compras, dirigir e voltar a locais, cuja as visitas são frequentes.

Você sabia que o ser humano esquece, em média, 70% daquilo que acabou de aprender, dentro do período de 24 horas, caso não seja feito nada para reter ou assimilar as informações novas? É verdade. Para que esse não seja o seu caso, preparamos cinco dicas valiosas sobre como não esquecer o que estudou.

7 dicas para melhorar a memória e manter o cérebro jovem

  1. Evite muitas tarefas ao mesmo tempo.
  2. Mantenha sua saúde em dia.
  3. Enriqueça seu cardápio.
  4. Tenha boa qualidade de sono.
  5. Pratique atividades físicas.
  6. Exercite seu cérebro.
  7. Descanse.

Significado de Esquecido
adjetivo, substantivo masculino Que esquece facilmente. Posto em esquecimento: estudante esquecido. Que perdeu a sensibilidade, o movimento: tem o braço completamente esquecido. Estar esquecido, ter perdido o hábito, não se lembrar das coisas.

Ana Maria Braga: "Quem é esquecido, um dia também aprende a esquecer" | Cuidado com quem você anda esquecendo aí! #MensagemdoDia #MaisVocê | By Mais Você | Facebook.

Dicas para deixar de ser tão esquecido

  1. Guarde a coisas em lugares fixos. ...
  2. Evite fazer muitas tarefas ao mesmo tempo. ...
  3. Evite ficar pensando nas suas responsabilidades futuras. ...
  4. Anote tudo que for menos importante. ...
  5. No momento de guardar algo, pense sobre isso.

O que pode causar perda de memória? A perda ou dificuldade de memória pode ser causada por diversos fatores, como problemas hormonais e nutricionais, depressão, sobrecarga mental, ansiedade, excesso de bebida alcoólica, dormir poucas horas, falta de atenção, alzheimer, entre outros.

Dificuldade em executar atividades diárias habituais. Dificuldade em prestar atenção e flutuações no nível de consciência – sintomas que sugerem delirium. Sintomas de depressão (como perda de apetite, pensamentos suicidas, dificuldade para dormir e lentidão da fala e da atividade geral)

No entanto, se o esquecimento não estiver relacionado às causas de estresse e ocorrer de forma frequente, principalmente quando se relaciona a situações importantes, como reconhecer um familiar, perder-se em locais conhecidos ou estar desorientado no tempo, deve ser a hora de buscar ajuda.

O colapso nervoso não é uma doença. No entanto, ele é um estado extremo de desequilíbrio entre o corpo e a mente. Ele pode estar relacionado a transtornos como ansiedade, estresse e depressão ou não. Ao chegar a este estado, a pessoa simplesmente não consegue executar suas funções dentro de um padrão de normalidade.

Brain Fog, termo também traduzido como “névoa mental” ou “cérebro nublado”, é utilizado para caracterizar o estado de confusão, esquecimento, falta de foco ou pouca clareza mental, que pode ser uma das sequelas da Covid de longa duração.

Geralmente, a síncope acontece de forma súbita e pode apresentar alguns sinais de síncope como a visão que escurece, náuseas, palidez, calor, suor e a sensação de tontura. O paciente com síncope muitas vezes tem tempo apenas de se sentar, antes que o desmaio aconteça efetivamente.

A ansiedade é a principal causa de perda de memória em todas as faixas etárias, principalmente em jovens. Nesta condição, ocorre ativação de múltiplas regiões cerebrais e aumento da atenção e hipervigilância a estímulos ameaçadores, levando a lapsos de memória por desatenção e falta de concentração.