É normal ter pus no piercing?

Perguntado por: nneves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Durante a noite é normal que o furo possa liberar algum líquido, principalmente dias após a perfuração, e isso já se torna um ponto de proliferação de bactérias, que podem prejudicar a cicatrização.

É importante manter a área higienizada e evitar tocar ou mexer no piercing para reduzir o risco de infecção, principalmente durante os primeiros dias após a perfuração. É preciso de muito cuidado, afinal, se a área ao redor do piercing ficar muito inflamada e dolorida, é possível que seja necessária a remoção.

Em alguns casos, o corpo pode rejeitar a joia por causa de uma alergia. É possível reconhecer a reação alérgica pelos seguintes sintomas: sensação de queimação, coceira intensa, urticária ou uma secreção amarelada em volta do local.

Para otimizar o processo de cicatrização é fundamental que o paciente siga as orientações do profissional especializado que realizou o furo, como, por exemplo, higienizar o local, mantê-lo arejado e seco, além de desinfetar a região e aplicar um creme cicatrizante, caso seja prescrito.

Pomada para queloide piercing: as 6 melhores opções

  1. Stratamed. O Stratamed é uma película protetora para cuidado avançado das feridas. ...
  2. Strataderm. ...
  3. O'Gel fita de silicone. ...
  4. Contractubex. ...
  5. Kelosil. ...
  6. Diprogenta.

“Após realizar uma perfuração, o primeiro processo que irá ocorrer é o inflamatório, ele dura de 48 até 72 horas.

Como limpar o piercing no 1º mês
Limpar a pele em volta do piercing utilizando uma gaze umedecida com soro fisiológico; Desinfetar a região com uma gaze umedecida com iodopovidona ou Povidine, por exemplo; Finalizar secando a região em volta do piercing usando uma gaze limpa e seca.

Orelha (lóbulo): 1 a 2 meses; Lábio, bochecha e sobrancelha: 2 a 4 meses; Septo (nariz) e cartilagem da orelha: 6 a 8 meses; Nuca, mamilos, umbigo, cartilagem da orelha, aba no nariz, piercing no Tragus (orelha): 6 a 12 meses.

Não mexer ou girar sua joia!
A única coisa que você consegue ao girar ou mexer no seu piercing recém feito é sabotar sua própria cicatrização, prolongando os efeitos do processo inflamatório natural da cicatrização (dor, vermelhidão e inchaço).

Esse processo inflamatório é uma reação normal do nosso corpo ao novo adorno. Essa reação vem acompanhada de dor moderada, inchaço e vermelhidão (e em alguns casos, leves sangramentos). Sendo assim, é preciso acalmar a região com compressas geladas de soro fisiológico.

Piercing na orelha
A duas infecções mais comuns da orelha são a celulite, provocada pela bactérias Staphylococcus aureus, e a pericondrite, que é a inflamação da cartilagem da orelha e costuma ser provocada pela bactéria Pseudomonas aeruginosa.

Inflamação. A inflamação é causada como uma reação do corpo à perfuração, e pode apresentar vermelhidão, dor e inchaço nas primeiras semanas.

Se o seu piercing não cicatriza e continua dolorido mesmo após muito tempo da perfuração, pode estar acontecendo uma infecção. Nesse caso, procure imediatamente o profissional responsável pelo procedimento. Ele poderá indicar algum cuidado especial para o seu piercing ou o encaminhará imediatamente para um médico.

Evite ficar tocando no piercing
A grande maioria das pessoas tem o hábito de mexer nas jóias e acham que isso ajuda na cura do furo. No entanto, isso é totalmente errado. Mexer no piercing antes dele cicatrizar pode rasgar e irritar a pele, aumentando o tempo de cicatrização.

12) Não utilize álcool ou água oxigenada no piercing. Por mais que ajudem a esterilizar a perfuração, eles podem ressecar a área, matando a pele saudável e prolongando o tempo de recuperação.

Quando a ferida já está fechando e cicatrizando, diminuem as células inflamatórias, com isso pode restar a sensação de coceira. Pode parecer estranho, mas a coceira é o sintoma mínimo da dor. Quando a dor já foi embora a coceira pode começar. Uma dica de ouro é: NÃO COÇE!