É normal ter tártaro?

Perguntado por: nmarques6 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

A principal causa do acúmulo de tártaro nos dentes é a higiene dental deficiente ou inadequada. Da mesma forma, certos hábitos como o tabagismo, o uso inadequado e prolongado de determinados enxaguatórios bucais e o consumo excessivo de chá, café ou vinho tinto também favorecem sua formação.

De acordo com o dentista Felipe Furquim, a limpeza diária e correta é o que vai livrar o paciente do tártaro. "Escovação, uso do fio dental e enxaguante são seus aliados nessa tarefa", garante o especialista. Portanto, não deixe de praticar esses hábitos após todas as refeições e, principalmente, antes de dormir.

O que acontece quando o tártaro prejudica a gengiva
No caso do tártaro, ele pode gerar sangramento na gengiva, por conta justamente do acúmulo de placa bacteriana. Esse quadro pode ser de gengivite, um tipo de inflamação. E na falta da procura por um atendimento adequado, pode evoluir para a periodontite.

O melhor tratamento para o tártaro é a limpeza feita por um dentista. Mas alguns produtos de higiene bucal, como cremes dentais e enxaguantes bucais especiais podem facilitar a limpeza do cálculo acumulado.

O que causa? A principal causa do acúmulo de tártaro nos dentes é a higiene dental deficiente ou inadequada. Da mesma forma, certos hábitos como o tabagismo, o uso inadequado e prolongado de determinados enxaguatórios bucais e o consumo excessivo de chá, café ou vinho tinto também favorecem sua formação.

Boa leitura!

  1. Invista no bicarbonato de sódio. Esse é o método caseiro mais conhecido. ...
  2. Use óleo de coco. Esse óleo vegetal, conhecido por ter várias propriedades benéficas, também é usado para o tratamento do tártaro, por ter ação antibactericida. ...
  3. Utilize morangos. ...
  4. Faça um creme dental caseiro. ...
  5. Utilize a casca de laranja.

Dentes ficarão limpos e polidos, com uma gengiva de cor e aspectos muito mais saudáveis. A raspagem periodontal melhora saúde e estética do sorriso.

Uma consulta periódica ao seu dentista permite identificar o problema. Geralmente, explica o cirurgião dentista e diretor da Audace Odontologia Preventiva, Marco Aurélio Rela, uma maior quantidade de tártaro se forma, em média, no período de tempo de quatro a seis meses.

Tártaro. Não é incomum encontrarmos pessoas que, mesmo cuidando adequadamente da saúde da boca, sentem que tem mais predisposição a acumular tártaros. Existe uma explicação genética para isso, pois há um fator genético que está relacionado à formação de placas bacterianas.

Os alimentos mais prejudiciais nesse cenário são os açúcares, mas qualquer tipo de resto de comida pode fazer com que a colônia bacteriana cresça, consequentemente aumentando a extensão da placa e o seu consequente endurecimento, formando o tártaro.

A especialista revela que a limpeza de tártaro é feita com ultrassom ou usando curetas periodontais. "Com esses instrumentos, raspamos a superfície do dente acometida pelo tártaro até remover tudo", detalhou. Heloísa ainda explica que, para evitar essa situação, precisamos realizar uma higiene bucal efetiva.

A escova sozinha não consegue remover todos os resíduos, então, se você não usar o fio dental corre o risco de perceber a formação do tártaro no dente. O uso dele deve fazer parte da sua rotina de higienização bucal.

A limpeza de tártaro já está inclusa no processo de limpeza dental, ou seja, pode custar a partir de R $200,00 podendo chegar até os R $1.000,00, dependendo da experiência e qualificações do profissional e da região onde o consultório se encontra.

Molhe a escova de dentes, coloque bicarbonato de sódio nas cerdas e use-a para escovar os dentes. Deixe-o descansar por 10 a 15 minutos antes de enxaguar a boca. Escovar os dentes diariamente com bicarbonato de sódio ajudará a remover o tártaro e a clarear os dentes.

O tártaro supragengival por exemplo, que fica depositado acima da borda da gengiva, pode ser removida em apenas uma sessão, com uso de ultrassom odontológico ou extratores de tártaro manuais.

Quando o tártaro nos dentes não é tratado, ele pode gerar várias complicações como problemas de gengiva, perda óssea, cáries dentais e até mesmo problemas cardíacos e respiratórios.

Entre os principais sintomas de tártaro podemos citar: aparecimento de uma camada esbranquiçada ou amarelada na superfície dos dentes, manchas amarronzadas, mau hálito, sangramento da gengiva, dor nos dentes etc.

Tártaro pode deixar o dente mole? O tártaro contribui para o amolecimento dos dentes porque atua como um grande fator de retenção de colônias de bactérias. Essas bactérias tem alto poder destrutivo e elas conseguem se organizar para destruir os tecidos de suporte do dente.

Continuar lendo Tem tártaro preto?