E nunca mais ou nunca Mas?

Perguntado por: rsouzas6 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Entretanto, possuem significados completamente diferentes, não podendo ser utilizadas uma no lugar da outra. Neste caso, “mas” é usado com um sentido de “porém”, “contudo”, “todavia”, indicando oposição. E “mais” traz a ideia de adição, aumento.

A palavra “mais” possui como antônimo o “menos”. Nesse caso, ela indica a soma ou o aumento da quantidade de algo. Embora seja mais utilizada como advérbio de intensidade, dependendo da função que exerce na frase, o “mais” pode ser substantivo, preposição, pronome indefinido ou conjunção.

Com efeito, algumas abordagens da língua consideram a construção «não mais», usada com valor temporal, um galicismo, defendendo ser preferível a opção por «já não». Todavia, atualmente, as expressões, quando têm um valor temporal, são quase sinónimas e estão ambas corretas.

Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

Sinônimos de “nunca

  • Jamais;
  • Em tempo algum.

Significado de Mas
conjunção Contudo, todavia; indica oposição ou restrição de ideias: quero comprar o apartamento, mas não tenho dinheiro.

Demais, grafada em uma só palavra, é um advérbio de intensidade, indicando exagero, excesso. Já de mais, grafada separadamente, é uma locução adverbial que transmite uma ideia de quantificação.

1 - "Mas" é uma conjunção adversativa e equivale a "porém", "contudo", "entretanto", "no entanto". Por exemplo: Fez muita força para abrir a porta, mas não conseguiu. 2 - " Mais" pode atuar como pronome ou advérbio de intensidade, opondo-se geralmente a "menos".

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir."

A vírgula é obrigatória quando a conjunção "mas" marca uma oração coordenada adversativa, que indica essa relação de oposição entre as unidades ligadas. A regra também vale para outras conjunções, como "porém" , "todavia" e "entretanto". Exemplos: Faz frio, mas não nevou.

As formas "melhor" e "pior" são intensificadoras. No grau comparativo de adjetivos, elas têm plural. Assim: "Alguns textos são melhores (isto é, mais bons) ou piores (isto é, mais maus) que outros". Mas, no grau comparativo de superioridade de advérbios, essas formas se manterão invariáveis.

8 além disso, ainda, também, igualmente, ademais, aliás.

Por esta razão, na ótica gramatical, o quantificador todos tem a capacidade de se referir simultaneamente a pessoas do género masculino e feminino. A expressão «todos e todas» é, assim, do ponto de vista estritamente gramatical, redundante.

A expressão está correta. A forma é perfeitamente possível como atesta o uso efetivo da língua. Lindo é um adjetivo. Exemplo: lindíssimo (superlativo sintético) é 'muito lindo' (superlativo analítico).