É possível a bolsa estourar e não sentir dor?

Perguntado por: lsantos . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.4 / 5 16 votos

De acordo com o médico, a mulher não sente dor com o rompimento da bolsa nem acontece aquela cena clássica de filme com a corrida para o hospital. Se o líquido amniótico for transparente ou leitoso, a mãe talvez ainda espere até 24 horas para o trabalho de parto engrenar.

O rompimento da bolsa pode acontecer de forma lenta e aos poucos ou então de forma brusca, perdendo todo o líquido de uma vez.
...
Sinais de que é hora de ir para a maternidade

  1. Contrações;
  2. A Bolsa Estourou;
  3. Perda do Tampão Mucoso;
  4. Barriga mais Baixa;
  5. Dor de barriga.

Na maioria das vezes, o rompimento da bolsa provoca um vazamento tipo “enxurrada”. Tem mulher que sente como se fosse uma um xixi descontrolado. Outras, dizem duvidar, devido à pequena quantidade de líquido que saiu. Mas, na verdade, o fato de haver uma perda de líquido não significa que a bolsa rompeu.

A bolsa d'água, que envolve o bebê no útero, é formada por duas membranas e preenchida pelo líquido amniótico. Tem a função de proteger o bebê contra traumas e infecções. Depois que ela se rompe, o parto ocorre, no máximo, nas 48 horas seguintes.

Algumas mulheres entram em trabalho de parto sem perder o tampão mucoso e com a bolsa íntegra.

- Muitas mulheres relatam sentir nas costas uma dor intensa que as deixa irritadas e inquietas; - Sentimentos similares aos que você poderia sentir pouco antes da menstruação são comuns nos dias que antecedem o parto, como: irritabilidade, dores de cabeça ou cansaço. Algumas mulheres relatam episódios de diarreia.

Médicos indicam a caminhada com passos acelerados de preferência 1 hora pela manha e 1 hora pela tarde. A caminhada auxilia o bebê a descer cada vez mais em direção à pélvis e a pressão dele sob o útero aumenta a produção de ocitocina responsável pelas contrações uterinas.

Redução dos movimentos fetais. Muco vaginal em maior quantidade e mais espesso. Expulsão do tampão mucoso.

Muitas gestantes também relatam ouvir um barulho parecido com o de uma bexiga estourando. No entanto, a mulher pode se confundir com outros sintomas característicos dessa fase. Um deles é o tampão mucoso, uma secreção produzida no colo do útero, que sai pelo canal vaginal quando o parto está próximo.

Como identificar a perda de líquido amniótico
Caso a bolsa se rompa, o principal sintoma é a perda de líquido pela vagina, exibindo cor transparente e cheiro similar ao da água sanitária.

Perda de líquido:
Quando a bolsa de líquido amniótico se rompe, parte do volume que a mulher tinha antes se perde. Isso vai fazer com que a barriga murche e baixe um pouco3.

Os principais sintomas e sinais de perda de líquido amniótico incluem: A calcinha fica molhada, mas o líquido não tem cheiro, nem cor; A calcinha fica molhada mais de 1 vez ao dia; Diminuição dos movimentos do bebê no útero, quando já houve uma perda maior de líquido.

Se você suspeitar que a bolsa estourou, coloque um absorvente em sua calcinha e monitore a situação. Durante a gravidez, o corrimento vaginal branco e pegajoso comum pode ser confundido com líquido que é mais aguado. O líquido amniótico é aquoso e escorre pelas pernas deixando a roupa muito molhada.

Entre as causas da bolsa se romper antes da hora estão as infecções bacterianas que podem atingir a vagina e acometer o útero durante a gestação e os choques mecânicos. O consumo de álcool, tabaco e drogas também podem ocasionar a situação.

As contrações (percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga) são sentidas no abdômen – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, ajudando a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Assim, basta alternar mais entre ficar de pé, sentada e deitada, além de dar leves caminhadas em casa para movimentar e relaxar um pouco os músculos. Caso nada disso minimize os incômodos, outra alternativa é tomar um banho morno, que, além de proporcionar relaxamento, promove a redução nas dores.

Se você tiver menos de 20 contrações por dia, isso é normal, especialmente à noite. Isso porque a atividade do dia estimula o útero, ele está um pouco cansado e com tendência a se contrair.

Exercícios – Agachamentos são ótimos para fazer a dilatação acontecer com maior rapidez. Além disso, também é ótima para ajudar a fazer com que o bebê desça para o canal de parto. A melhor forma de fazer este exercício é com as costas apoiadas em uma parede e descer lentamente, com as pernas ligeiramente afastadas.