É possível alguém ter acesso ao meu celular?

Perguntado por: mbarbosas . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Há várias maneiras do seu telefone ser hackeado e múltiplas vulnerabilidades que os criminosos cibernéticos usam para obter acesso ao seu dispositivo. Alguns métodos são mais comuns que outros, então você deve estar sempre atento, pois isso pode acontecer quando menos se espera.

Observe se o seu celular está se comportando de maneira estranha, como desligando ou reiniciando sozinho ou mostrando lentidão excessiva. Se do nada o celular começa a apresentar problemas, pode ser indício de que esteja monitorado. Uma tela azul ou vermelha piscando também pode sinalizar rastreamento.

Disque *#002# para descobrir esse tipo de grampo em redes GSM.

"Um telefone hackeado pode estar fornecendo toda a sua potência de processamento a aplicações suspeitas do hacker. Isso pode fazer com que o seu telefone fique lento. Outros sinais podem ser congelamentos ou reinicializações inesperadas", observa a Kaspersky.

*#62# Esse também é um código para descobrir o destino de ligações, mensagens e outros dados quando alguém não consegue entrar em contato com você. O certo é que o desvio habilitado seja um dos números de sua operadora, como o correspondente à caixa postal.

Conclusão: Segurança é fundamental. Em suma, é extremamente improvável que um celular seja clonado através de uma ligação. As tecnologias de segurança e as medidas implementadas pelos fabricantes e operadoras de telefonia garantem um alto nível de proteção.

Verificar se a câmera ou o microfone do Android estão ativados ou desativados

  1. Quando os apps usarem a câmera ou o microfone, um indicador verde vai aparecer no canto superior direito da tela.
  2. Deslize para baixo e toque no indicador. Toque uma vez para conferir qual app ou serviço está usando a câmera ou o microfone.

Ao conectar um dispositivo ao Acesso Pessoal, a barra de status fica azul e mostra quantos dispositivos estão conectados. O número de dispositivos que podem se conectar ao Acesso Pessoal ao mesmo tempo varia de acordo com a operadora e o modelo do iPhone.

Ativar ou desativar o recurso "Não rastrear"

  1. No dispositivo Android, abra o app Chrome .
  2. À direita da barra de endereço, toque em Mais. Configurações.
  3. Toque em Privacidade.
  4. Toque em Não rastrear.
  5. Ative ou desative a configuração.

Uma das maneiras mais fáceis de saber se o seu telefone está sendo rastreado é verificar se há algum aplicativo desconhecido ou suspeito instalado em seu dispositivo. Muitos aplicativos maliciosos são projetados para se esconderem no telefone e não aparecem na lista de aplicativos instalados.

Você não poderá rastrear um aparelho pelo número de telefone: esta alternativa é utilizada pelas autoridades em casos mais extremos, como uma investigação policial. Esta solução para encontrar o celular funciona, em parte, através da triangulação de antenas.

Para que servem os códigos *#21# e ##002#
Nesse caso do vídeo, o *#21# serve para confirmar se o encaminhamento de ligações está ativo na linha.

A segurança das ligações começa no cartão SIM (Subscriber identity module – módulo identificador de assinante) usado no celular. Por meio dele, o que se fala é criptografado, com o objetivo de embaralhar os dados da chamada para impedir que alguém que esteja próximo use um aparelho de escuta e ouça a conversa.

Grampear celular somente é uma prática legal se feita com autorização judicial, e geralmente ocorre em investigações. De modo geral, o ato é uma invasão da privacidade alheia, e pode gerar pena de detenção e multa. Por esse motivo, a busca por profissionais adequados e licenciados é a melhor decisão.