É possível aprender durante o sono?

Perguntado por: ifurtado6 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

Descobertas da neurociência mostram que o cérebro humano permanece bem ativo durante o sono, e é possível tirar proveito disso.

A ideia de aprender enquanto estamos dormindo – ou hipnopedia – tem uma longa história. A primeira pesquisada e publicada em 1914 realizada essa área demonstrou um benefício de memória e aprendizado com o sono.

Segundo um estudo publicado na revista Psychological Science, desenvolvido pela Universidade de Baylor (EUA), ouvir música antes pode aumentar as chances do desenvolvimento de um distúrbio do sono. Isso se deve ao fato do cérebro continuar a processar a música mesmo horas após o sono.

hpa diversos estudos comprovando a eficácia de estudar antes de dormir. Isso porque, quando você dorme é quando seu cérebro vai consolidar a memória. Sendo assim, se você estuda e logo depois tem uma boa noite de sono, as informações se fixarão melhor na sua memória de longo prazo.

É possível obter novas habilidades durante o sono
Apesar dos esforços dispensados nesse estudo, nada se concretizou. No estudo, as pessoas que participaram dos testes e escutaram conteúdos durante a noite, não apresentaram um melhor nível de conhecimentos e aplicação com o passar dos anos.

A principal descoberta foi que sete horas de sono por noite era o ideal, com mais ou menos do que isso oferecendo menos benefícios para a cognição e a saúde mental. Os indivíduos também precisam de sete horas de sono de forma consistente, sem muita flutuação na duração.

Não se preocupe se a resposta não parecer óbvia. Tome um banho — é uma ótima atividade se você quer se lembrar das ideias que seu subconsciente teve à noite. 4. Uma xícara de chá ou de café pode ajudar, ainda mais se você se acomodar em um cantinho confortável, com caneta e caderno em mãos.

A técnica “sleeptalk” consiste em dizer palavras positivas para a criança durante os primeiros minutos do sono. Os benefícios vão desde ajuda no aprendizado até aumento de autoestima. O sleeptalk trabalha o subconsciente da criança com palavras positivas.

“Antigamente, a crença era que os sentidos se desligavam enquanto dormíamos. Mas testes recentes indicam que as regiões do sistema nervoso central responsáveis pelo tato, visão, olfato, audição e paladar recebem estímulos nervosos normalmente”, afirma o neurologista Sérgio Tufik, da Unifesp.

É uma técnica de programação neurolinguística que consiste em falar com seu filho por 21 dias seguidos, enquanto ele dorme (em sono profundo). Uma forma que ajuda a reprogramar a mente da criança, com diversos objetivos.

Porque o barulho de chuva ajuda a dormir? De fato, a chuva caindo ajuda a relaxar e diversos estudos mostraram que o som da chuva diminui o ritmo cardíaco e a respiração, o que leva a uma melhora da qualidade do sono.

Segundo alguns estudos, eles funcionam sobrepondo os ruídos do ambiente e nos blindando de quaisquer barulhos aleatórios que possam incomodar e atrapalhar o sono. Além disso, um pequeno estudo de 2012 mostrou que o som de chuva ajuda a reduzir as ondas cerebrais, aumentando o sono estável.

Há algum risco em tomar banho escutando música? O problema é que muitas pessoas usam celulares comuns nesse momento e acabam correndo certos riscos. O aparelho pode ser danificado aos poucos quando em contato com o vapor da água no banheiro.

Estudando durante o dia
Tal como o Gerson ressaltou, a mente descansada é a maior vantagem da manhã; Após uma boa noite de sono, a energia e o foco geralmente estão em alta. Aqui, o mesmo se aplica à capacidade de absorver conteúdo e se concentrar; Outro benefício do estudo diurno é a iluminação natural.

Fique longe de distrações
Por não ter tido uma boa noite de sono, o seu foco vai ficar um pouco mais lento. Por isso, fique longe de tudo que pode desviar seu foco, como as redes sociais, TV, internet, principalmente quando começar a estudar. Volte sua atenção apenas para as tarefas em que você precisa se concentrar.