É possível congelar requeijão?

Perguntado por: rcunha . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 9 votos

Embora os queijos frescos, como a ricota e o minas, e o requeijão não reajam bem ao congelamento, é possível congelar queijos curados ou maduros. O queijo prato e mozarela podem ser congelados em saquinhos fechado a vácuo e consumidos normalmente depois de descongelados.

Requeijão
Esses alimentos podem ser mantidos facilmente em potes de vidro ou de cerâmica com tampa. Quando for colocá-los na geladeira, você só vai precisar colocar de 2 a 3 colheres de chá de açúcar sobre eles.

No caso dos queijos para untar ou queijos cremosos, como o Philadelphia, não é tão grave, já que durante a descongelação, ainda que percam alguma consistência, eles continuarão sendo aptos para untar. Assim, apesar da sua textura, o queijo cremoso se pode congelar.

No entanto você pode congelar e descongelar ele sem nenhum prejuízo. Congele em potes herméticos de preferencia para evitar formar cristais de gelo.

A outra opção é mais rápida: deixar o queijo descongelar na pia. Isso vai levar de duas horas e meia a três horas, mas o queijo ainda pode ficar um pouco firme na hora de servir. Se estiver com muita pressa, leve o queijo ao micro-ondas para descongelar.

O armazenamento de frios de alimentos lacticínios como o requeijão catupiry após aberto dura em torno de 5 dias e deve ser estocado em uma temperatura de 1°C a 10°C.

Depois de aberto, o requeijão cremoso light Catupiry® deve ser consumido em até oito dias.

Provavelmente você se surpreenderia ao descobrir que um litro de leite, depois de aberto, deve ser consumido em, no máximo, 3 dias. Já o requeijão, em até 8 dias, e o iogurte, 5 dias.

Por isso, as chances de ele ressecar, rachar ou mofar são grandes. A melhor maneira de evitar esses contratempos é guardar na geladeira dentro de um pote ou coberto por um filme plástico. Uma dica bastante prática é o congelamento, que além de conservar por um longo período, não modifica o sabor do produto.

Então, vale consuir os dois de forma mais equilibrada. Contudo, o requeijão apresenta muito mais conservantes e ingredientes produzidos artificialmente, o que torna a manteiga mais vantajosa nesse sentido — apesar de ser mais calórica.

"Maionese, requeijão, derivados de leite, como manteiga e iogurte, não devem ser mantidos ali, justamente devido ao abre e fecha da porta durante todo o dia. Esses perecíveis sofrem com as variações bruscas da temperatura, podendo impactar na conservação dos mesmos", explica.

O requeijão estragou dentro do período de validade, cheiro e gosto horríveis, consistência estranha. Mesmo dentro do prazo de validade e armazenado corretamente na parte mais fria do refrigerador.

Sim, pode ser congelado, porém deve-se usar o túnel de congelamento rápido. O Ponto de congelamento dependerá do teor de umidade e de sal no queijo.

A manteiga pode ser facilmente congelada, quer seja uma barra inteira ou meia porção com a embalagem original, e inclusive em pequenas porções. Normalmente, são recomendadas porções de 125 gramas, principalmente se for usada para fazer bolos ou bolachas.

Quais alimentos não podem ser congelados?

  • Tomate.
  • Batata.
  • Iogurte natural.
  • Macarrão.
  • Ovos com casca.
  • Comida que já foi descongelada.

Alimentos refrigerados como carnes, iogurtes, leites, creme de leite, leite condensado e requeijão, por exemplo, são exemplos de produtos que não devem ser consumidos após o vencimento e suas características devem ser avaliadas mesmo quando dentro do prazo.

"O requeijão possui boas quantidades de proteínas, cálcio e possui diversas vitaminas em quantidades bem superiores a maionese. A maionese possui maior teor de gordura, já que é um produto a base de óleo, e também apresenta maior quantidade de carboidratos", explica a profissional.

Esse sabor amargo, na maioria das vezes indesejado, é resultado do acúmulo de peptídeos amargos no momento da decomposição da proteína quando o queijo está em maturação.

Mantenha resfriado de 1ºC a 10ºC. Após aberto, manter o balde tampado, conservar em geladeira e consumir em até 8 dias.

Se você perceber que o requeijão já passou da validade ou está impróprio para consumo, é importante descartá-lo imediatamente. Não tente consumi-lo mesmo que seja apenas uma pequena quantidade.