É possível controlar o pensamento?

Perguntado por: oboaventura . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Existem duas maneiras de controlar seus pensamentos: você pode interrompê-los e substituí-los ou pode eliminá-los completamente. E esta segunda opção é o que conhecemos como paz de espírito! A técnica para interromper e substituir é um meio subconsciente para programar e aprender como controlar a mente.

Quem pode ter esses tipos de pensamentos? Pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), distúrbios alimentares, ansiedade e depressão são mais suscetíveis a terem pensamentos indesejáveis. A ansiedade é caracterizada por uma preocupação excessiva com o futuro.

5 atitudes que afastam os pensamentos negativos

  1. Identifique os pensamentos negativos. ...
  2. Acostume-se a ver o lado bom das coisas. ...
  3. Não alimente os pensamentos negativos. ...
  4. Pratique ioga ou meditação. ...
  5. Enfrente os seus problemas e medos.

Não é possível esvaziar a mente, mas práticas como meditação podem auxiliar a concentração e o gerenciamento das nossas ideias”, diz o médico Fernando Gomes Pinto, membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

Ler, fazer um alongamento leve ou meditar são ótimas alternativas. Deitar-se com a mente ativa só serve para ensinar o corpo que a cama é um lugar para continuar acordado e pensativo. Saia da cama se ainda estiver muito agitado. Não espere mais do que 20 minutos para fazer isso e evite ficar olhando para o relógio.

Segue aqui um processo para ajudar nesse controle mental.

  1. Observe os pensamentos. Uma coisa é ter um pensamento e outra coisa é tomar consciência sobre ele. ...
  2. Avalie os pensamentos. O natural de todos nós é ter um pensamento atrás do outro e isso vai nos levando mentalmente para todo tipo de cenário. ...
  3. Mude os pensamentos.

Entrar em contato com a natureza é a melhor forma de desanuviar os pensamentos e mudar de perspectiva. Você pode ir até um parque, se estender pelo gramado e observar os patos na lagoa. Ou então dar uma caminhada por uma praça bem arborizada.

O Controle Mental é o poder de controlar a mente de indivíduos. É um sub-poder da Telepatia e Manipulação Mental.

Ok, e como se dá reset na mente? É simples: focalize a atenção na respiração. Concentre-se nos movimentos e sensações do ar entrando e saindo pelas narinas, ou inflando e desinflando o tórax, como se respirar dependesse de sua vontade. Respire normalmente, sem forçar.

Olá! Não será medicamento algum que irá tirar você do quadro depressivo e sim terapia! Busque por terapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia!

Veja isso: de acordo com um estudo feito na USC (Universidade do Sul da Califórnia), a pessoa média tem cerca de 70 mil pensamentos por dia.

Meditar e fazer exercícios de respiração
É difícil não se engajar em preocupações, medos, planos e tudo mais; mas é possível. Então, técnicas de atenção plena, meditação e respiração profunda podem fazer toda a diferença! São momentos que tiramos para focar em nós mesmos, no nosso corpo, no presente e na nossa mente.

Ocupe seu tempo com algo que gosta
Um dos fatores que contribui para o aumento de pensamentos automáticos negativos é justamente o ócio. Por isso, mantenha-se ocupado. Porém, não se trata de fazer qualquer coisa só para não pensar em mais nada.

Pessoas com SPA ficam com a mente hiperpensante — ou seja, funcionando com várias ideias simultaneamente, sobretudo projetos de trabalho, e em velocidade intensa.

A meditação, ou deixar a mente em branco, é um estado de silêncio mental no qual tudo aquilo que passa pela sua mente durante esses instantes de meditação fica em segundo plano. A meditação em grupo contribui para uma motivação agregada de crescimento pessoal, compartilhando com o contexto comum.

Quem tem pensamentos intrusivos costuma sempre esperar que coisas ruins aconteçam, desconfia das pessoas (até mesmo, daquelas que são próximas e queridas) e tende a ser inquieto e impaciente. Uma das causas mais comuns para o surgimento dos pensamentos intrusivos é a ansiedade.

Afinal, emoções vêm antes dos pensamentos e a autonomia só é real quando pensamentos e atitudes estão alinhados e não nos vemos 'misturados' com as nossas emoções, ofuscando nosso discernimento.