É possível definir o corpo depois dos 30 anos?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

Após os 30 anos, a pessoa já começa a diminuir os níveis de massa muscular no organismo, e essa perda corresponde de 1 a 2 por cento ao ano. Este é um processo natural do corpo. A boa notícia, é que é possível brecar essa perda de massa mudando seu estilo de vida.

Aí você se pergunta: “É possível eu recuperar o corpo que um dia tive e até ganhar músculos na minha idade?” A resposta simples é sim! É nesta fase da vida que precisamos de mais exercícios físicos, como a musculação, porque nosso corpo começa diminui a produção de muitos hormônios e nosso rendimento cai naturalmente.

A força muscular máxima é alcançada por volta dos 30 anos e mantém-se mais ou menos estável até a quinta década de vida, quando o declínio se inicia. Entre os 50 e 70 anos, existe uma perda de aproximadamente 15% da força muscular por década e, após os 70, a redução da força muscular passa a ser de 30% em cada 10 anos.

Segundo a dermatologista, aos 30 anos é normal notar rugas finas em volta dos olhos (também conhecidos como pé de galinha) e algumas manchas na pele. No entanto, para quem é fumante ou consome bebida alcoólica, os sinais de envelhecimento são mais aparentes.

Como resultado, algumas mudanças podem começar a ser observadas, como desaceleração do metabolismo, perda progressiva de massa muscular, redução na produção de colágeno, aumento do apetite, tendência ao acúmulo de gordura, aumento ou diminuição do fluxo menstrual, alterações de humor e líbido”, afirma a ginecologista.

7 DICAS PARA TER UM CORPO DEFINIDO

  1. BEBA ÁGUA EM JEJUM. Você passa a noite toda dormindo e na hora de levantar escova os dentes e vai direto pro café? ...
  2. CAPRICHE NO CAFÉ DA MANHÃ ...
  3. COMA MAIS PROTEÍNAS. ...
  4. FAÇA LANCHES SAUDÁVEIS ENTRE AS REFEIÇÕES. ...
  5. HIDRATE-SE O DIA TODO. ...
  6. FAÇA TREINOS DE FORÇA E RESISTÊNCIA.

Para muita gente fazer exercícios de força com pesos é apenas uma maneira de aumentar a massa muscular. No entanto, a musculação possui vários outros benefícios, como aumentar o tônus muscular, melhorar a postura, diminuir a gordura corporal e até aliviar sintomas de depressão.

Dicas para ganhar massa muscular depois dos 40 anos

  1. A importância do treino. ...
  2. Fique de olho nos exercícios de cardio (aeróbicos) ...
  3. Dê a atenção devida ao consumo de proteínas. ...
  4. Não pule a refeição pós-treino. ...
  5. Se mantenha longe de estresses. ...
  6. Mantenha bons níveis de testosterona. ...
  7. Organize a alimentação.

“Você pode optar por práticas dentro da academia, como corda naval, subida/salto na caixa, burpee, mountain climber… Ou até mesmo usar acessórios para aumentar a intensidade dos exercícios (elásticos e kettlebell, por exemplo).”

"A partir do segundo ou terceiro mês, já conseguimos ver uma massa muscular mais presente, tendo respostas mais significativas com hipertrofia, o quadríceps está mais marcado, aquela calça jeans que você usa mais, dá para perceber que ela está mais justa na coxa...

A boa notícia, é que é possível brecar essa perda de massa mudando seu estilo de vida. E ainda, é possível sim ganhar massa muscular depois dos 30 anos tomando alguns cuidados.

É a partir dos 25 anos que a pele do rosto começa a demonstrar esses temidos sinais de envelhecimento, e nessa idade, a melhor dica é preveni-los diariamente. Descubra quais são os primeiros a aparecer no rosto e aprenda a combatê-los!

O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente.

Você pode manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios regularmente e abusar de cremes e tratamentos estéticos para parecer mais jovem. Sua saúde física e mental agradecem a disposição e os métodos até podem ajudar a "enganar" e a esconder sua verdadeira idade.

Com a alteração desses hormônios, há prejuízos na absorção de cálcio, resultando na perda de massa óssea, diminuição da massa muscular, redução da lubrificação da vagina e do desejo sexual. A alteração hormonal faz também com que as mulheres tenham mudanças no humor, podendo ter alguns sintomas depressivos.

Resposta: O crescimento é relativamente mais rápido no início da puberdade (antes do início dos períodos menstruais) e atinge o ápice aproximadamente aos 12 anos de idade. Em seguida, o crescimento diminui consideravelmente, geralmente parando entre as idades de 14 e 16 anos.

Ao chegar do treino noturno, aposte em proteínas leves como o iogurte com granola. O seu consumo pode ser feito à noite, pois é fácil de ser digerido e ajuda, do mesmo modo, no ganho de massa muscular, já que o alimento é fonte de aminoácidos.

Tenha cuidado com os carboidratos
No entanto, é necessário evitar os carboidratos simples, como as farinhas brancas e açúcares, que têm alto índice glicêmico e fazem com que o corpo tenha picos de insulina e, assim, armazene mais gordura.