É possível dissolver pedra no rim com água?

Perguntado por: lassis4 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Verdade. A ingestão de líquido ajuda a diluir os cristais sólidos de sais e minerais nos rins e diminuir a concentração dos mesmos, já que são expelidos pela urina. A recomendação é que um paciente adulto consuma, pelo menos, 2,5 litros de água ao longo do dia.

Quais são as formas de expelir o cálculo renal de forma natural?

  1. Beba mais água.
  2. Consuma sucos cítricos.
  3. Pratique exercícios físicos regularmente.
  4. Consuma fibras diariamente.

Cálculos de até 7mm tem 70% de chance de serem eliminados espontaneamente. Em geral, medicamentos para controle da dor e outros que agem relaxando a musculatura do ureter (tansulosina) facilitam esse processo de expulsão.

Litocit é indicado para pacientes que possuam problemas renais, tais como acidose tubular ou cálculos renais, sejam eles de oxalato de cálcio ou de ácido úrico.

O cálculo demora, em média, 8 a 14 dias para ser expelido. Porém, dependendo da localização, o tempo pode ser até de um mês. Menos de 20% dos pacientes com pedras menores que 5 mm precisam de alguma intervenção médica para retirar seu cálculo renal.

Mas quando as pedras no rins se deslocam pelo fluxo de urina e alcançam otrato urinário (ureter), canal que liga o rim à bexiga, causam obstrução da drenagem de urina, que se acumula e pode causar dilatação do ureter e do rim. Essa dilatação é a responsável pela dor intensa (cólica renal).

O nefrologista da Uninefron Rafael Pacífico explica que não há contraindicações para a prática de exercícios nos momentos livres de dor. “Se o paciente diagnosticado com cálculo renal não apresentar sintomas e não estiver sentindo dor, ele pode fazer caminhadas, academia ou praticar esportes leves.

Dieta balanceada, ingestão abundante de água e pouco sal na alimentação são as medidas mais eficientes para evitar as pedras. Uma vez formadas, podem ser destruídas por métodos não invasivos, como medicações que dissolvem as pedras de ácido úrico (o alopurinol) ou através da litotripsia externa.

Uma mensagem que circula pelas redes sociais afirma que misturar duas fatias de abacaxi e dois copos de Coca-Cola forma um poderoso remédio capaz de eliminar pedras na vesícula e nos rins. Será que isso é verdade? É mentira.

Evite alimentos com muito sódio

  • Macarrão instantâneo;
  • Sucos prontos;
  • Embutidos;
  • Molhos para salada;
  • Carnes processadas (presunto, bacon, mortadela, apresuntado e linguiça, que são ricos em sal).

Algumas pedras passam do rim para o ureter. Os ureteres são tubos que vão dos rins à bexiga. Se uma pedra sai do rim e fica presa no ureter, é chamada de pedra ureteral e a obstrução da via urinária pode causar dor intensa.

Como evitar pedra nos rins: 5 dicas de alimentação

  1. 1 – Beba muita água. ...
  2. 2 – Evite bebidas industrializadas. ...
  3. 3 – Diminua o uso de sal. ...
  4. 4 – Abuse do consumo de frutas. ...
  5. 5 – Evite o excesso de proteínas.

Beba bastante água
Sem dúvida, uma das principais causas das pedras nos rins é a desidratação. Então, o primeiro passo é manter a hidratação excelente. Nesse sentido, para quem tem a doença, é essencial beber pelo menos de 2 a 3 litros de água por dia.

Os cálculos renais são formados dentro dos rins e dependem de uma concentração alta de cristais na urina. Assim, as principais causas de sua formação são a pouca ingestão de água, deixando a urina muito concentrada. A ingestão de comidas com muito sal e proteínas também é um fator importante.

Cloridrato de Tansulosina melhora os sintomas urinários obstrutivos e aumenta o fluxo urinário máximo, pois diminui a obstrução ao fluxo urinário através do relaxamento da musculatura lisa na próstata e na uretra.

Em outros casos, é possível que as pedras tenham vindo dos rins, descendo pelo ureter até a bexiga e com o tempo, podem aumentar de tamanho, causando sintomas. Quando as pedras não são expelidas naturalmente, é necessário removê-las com tratamento médico para aliviar os sintomas.

1) Uso de medicamento dilatador – ex: tansulosina.
Resultados: o grupo que usou a medicação teve: 45% a mais de chance de eliminação do cálculo. 49% a 65% a menos de chance hospitalização. Menor tempo expulsão: -2.9 dias.

Menores que 8 mm
Caso se desprendam do rim e desçam pelo ureter, cálculos deste tamanha apresentam boa chance de serem eliminados espontaneamente. Nestas situações está indicado apenas acompanhamento por imagem.

O tratamento vai depender do tamanho e posição do cálculo no trato urinário. Cálculos menores que 2 cm podem ser tratados por duas modalidades de tratamento diferentes: Litotripsia extracorporeal por ondas de choque (LECO) ou cirurgia endoscópica a laser (ureterorrenolitotripsia).

Pedras muito pequenas, menores que 3 milímetros (0,3 centímetros), podem percorrer todo o sistema urinário e serem eliminadas na urina sem provocar maiores sintomas.

As bebidas gaseificadas não causam danos aos rins. Mas se você tem doença renal ou tendência a desenvolver pedras nos rins, como em todas as condições de saúde, é sempre indicado consultar um profissional especializado ou o seu médico.