É possível dizer que o Renascimento era contra o cristianismo?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Isso não quer dizer que os renascentistas eram anticristãos. Pelo contrário: eles consideravam o ser humano a obra suprema de Deus. Por isso, não era um movimento de negação ao cristianismo, mas uma atitude de divinizar o ser humano e valorizá-lo.

Religião no Renascimento: a perspectiva renascentista afastava-se dos dogmas católicos, mas não excluía totalmente os temas religiosos. O que os artistas do Renascimento fizeram foi dar um caráter humano à representação das histórias religiosas, principalmente no campo das artes.

II - O Renascimento afetou diretamente o poder da Igreja Católica a partir da defesa da liberdade do homem, mas a Igreja reprimiu suas expressões pela Europa especialmente por meio da Santa Inquisição e do Index.

Os pensadores do Renascimento queriam , acima de tudo, conhecer, estudar e aprender os textos da cultua clássica, vistos como portadores de reflexões e conhecimentos que mereciam ser recuperados.

O Renascimento, aliado ao cientificismo e ao humanismo vigentes, consagraram novas formas de ver o mundo. Assim, o antropocentrismo, ou seja o homem como centro do mundo, foi substituído pelo teocentrismo medieval, onde Deus estava no centro do Universo, e a vida das pessoas giravam em torno da religião.

Individualismo
Representou uma das importantes características do renascimento associados ao movimento humanista. O homem é colocado em posição central e passa a ser regido, não somente pela igreja, mas também por suas emoções e escolhas. Assim, ele torna-se um ser crítico e responsável por suas ações no mundo.

No campo religioso, a contestação da Igreja Católica era uma prática que vinha acontecendo desde meados da Idade Média. Esses movimentos religiosos questionavam a falta de moralidade, o abuso do poder, a avareza, a corrupção e todo tipo de desvio comuns na Igreja Católica na Europa.

O termo Renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVI, e daí difundido por toda a Europa. À concepção medieval do mundo se contrapõe uma nova visão, empírica e científica, do homem e da natureza.

c)Os renascentistas acreditavam que, ao desconsiderar a Idade Média e se inspirar nas obras dos gregos e romanos, eles estavam fazendo renascer a cultura. Daí o termo Renascimento.

As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.

Renascimento Principalmente o teocentrismo (Deus no centro de tudo)

Características do Renascimento: Resumo
No entanto, isto não quer dizer que a religião foi desvalorizada, mas sim questionada. Por isso, surgiram novas formas de devoção neste período e houve grande renovação das ordens religiosas, por exemplo. Um dos traços marcantes do Renascimento era o racionalismo.

- Na Idade Média, a Igreja tinha voz sobre toda a evolução científica, pois era ela quem aprovava as descobertas. Agora, a Igreja respeita o caminho da ciência, somente se posicionando diante de descobertas que possam ferir aquilo que ela considera nocivo à ética da vida humana.

Tal como o Renascimento Cultural, que teve amplo impacto no âmbito das artes e da ciência na Europa, a Reforma Protestante promoveu uma grande transformação do pensamento religioso na Europa, bem como incitou grandes reviravoltas políticas associadas a essas transformações no campo religioso.

RENASCIMENTO ARTISTICO
Inspirados na Antiguidade Clássica, os artistas renascentistas criaram suas obras. Com equilíbrio, harmonia e graça, valorizavam a natureza e o homem. Para captar a realidade do mundo físico, os pintores aperfeiçoaram a técnica da perspectiva (transmitir a sensação de profundidade).

O Renascimento foi um movimento que transformou a arte, a cultura e a ciência europeias na transição da Idade Medieval para a Idade Moderna.

Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença. As transformações econômicas, políticas e sociais, ocorridas no final da Idade Média, tiveram influência na origem do Renascimento.