É possível emitir CRLV com multa?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Como a maioria dos condutores sabe, para realizar o licenciamento anual, não pode haver multas de trânsito em aberto registradas para o veículo. Ou seja, é preciso sempre pagar as multas vencidas, assim como IPVA e seguro obrigatório, para que a emissão de um novo CRLV seja permitida.

A resposta para essa pergunta é simples: não é possível pagar o licenciamento com multa.

Para poder imprimir o CRLV digital 2022, primeiramente, é preciso pagar a taxa do licenciamento seguindo os passos do tópico anterior. Só assim é possível ter o CRLV-e disponível no Super App do Gringo. O acesso ao documento para imprimir também pode ser feito pelo app da CDT (Carteira Digital de Trânsito).

O Projeto de Lei 40/20 proíbe a subordinação do pagamento da taxa de licenciamento do veículo ao pagamento de qualquer outro tributo ou multa. O texto considera o veículo licenciado estando quitados apenas os débitos relativos à taxa correspondente.

É fundamental pagar todos os débitos pendentes do veículo para obter o documento digital de 2022. Caso você ainda esteja com multas em aberto e IPVA atrasado, você não conseguirá licenciar o veículo. E, sem o licenciamento em dia, fica impossível emitir o CRLV Digital atualizado. Ainda não pagou o IPVA do seu carro?

Conforme o órgão, o principal motivo para não conseguir gerar o documento são débitos pendentes do veículo. “O proprietário do veículo deve fazer a consulta e quitá-los para ter acesso ao CRLV-e. Nesse sentido, para mais orientações, o cidadão deve entrar em contato com o Detran local”, explica.

Portanto, a autuação e a multa fazem parte do mesmo processo administrativo causado por uma infração de trânsito. A autuação é o primeiro momento e a multa é a parte final, ou seja, a penalidade. Quer saber mais?

Ao fazer o licenciamento eletrônico antecipado, é preciso quitar débitos de seguro obrigatório (DPVAT) e possíveis multas.

Estando a multa vencida, o proprietário do veículo passa a ser obrigado a pagar o débito para conseguir licenciar o veículo ou transferir a propriedade do mesmo.

Independentemente do motivo para você não pagar a multa de trânsito dentro do vencimento, se ela for não quitada, você pode ter problemas. A inadimplência pode render desde juros sobre o valor até a proibição da regularização do veículo.

Inclusive, para licenciar o veículo, todos os débitos devem ser quitados. Na lista, têm o IPVA, as possíveis multas e o licenciamento atrasado.

A guia de recolhimento pode ser emitida por meio do portal do Detran ou aplicativo Detran Inteligente, no valor de R$ 86,50 para todos os veículos. O pagamento pode ser feito por PIX, nos caixas eletrônicos ou pelo Internet Banking dos bancos credenciados.

Após efetuar o pagamento da multa Renainf a baixa no sistema geralmente ocorre em até 5 dias úteis. Quando o recebimento do pagamento foi realizado diretamente por ele a partir de formas de recolhimento próprio. Por exemplo, multas pagas para a PRF, DNIT e ANTT.

– Na tela inicial clique em “Meus veículos”; – Na sequência serão exibidos os veículos registrados em nome da pessoa jurídica; – Clique sobre o veículo desejado, em seguida baixe o CRLV nos formatos PDF ou P7S; – O documento será baixado e você poderá imprimir em folha A4 branca.

4) Solicite a emissão do CRLV
Após o pagamento da taxa, o documento leva, em média, 2 dias úteis para ficar disponível no app. Também é possível anexar o CRLV de maneira gratuita caso você já tenha emitido o documento anteriormente.

Segundo o Detran-RJ, para que o documento apareça atualizado no aplicativo, é necessário que o proprietário do veículo pague as taxas GRT e o seguro DPVAT dos anos anteriores, caso estejam em atraso (o referente ao licenciamento de 2022 não será cobrado).

É indiscutível que a apreensão do veículo não deve ser utilizada como penalidade ou coação para obrigar o condutor ao pagamento das multas, uma vez que a administração pública possui meios legítimos para a cobrança judicial do débito.

Caso o condutor tenha multas vencidas e o órgão disponibilize a opção, o parcelamento também poderá ser realizado. Para isso, o valor deverá ser atualizado, considerando o acréscimo de juros referentes ao atraso.

Vale lembrar que, para realizar o licenciamento, é necessário quitar todos os débitos pendentes do veículo, como IPVA e multas em aberto.

A Notificação de Autuação
Ele corresponde a 30 dias após a data da infração. A expedição, de acordo com a Resolução nº 918 de 2022 do CONTRAN, se caracteriza pela entrega da notificação aos Correios.

Solicite a emissão do CRLV 2022;
Após o pagamento da taxa, o documento leva em média até 2 dias úteis para ficar disponível no app.