É possível ficar surdo limpando o ouvido?

Perguntado por: icruz . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Limpar os ouvidos com hastes flexíveis, os famosos cotonetes, pode até parecer à primeira vista um ato inofensivo, mas se a pessoa tiver o costume de fazer isso diariamente, pode vir a ter lesões ou até mesmo a perda da audição.

Algumas dicas bem simples podem ajudar você a aliviar o ouvido entupido. respire fundo e aperte o nariz, com a boca fechada, tente expirar suavemente pelo nariz. Isso deve criar pressão suficiente para “estourar” ou desobstruir o ouvido. Não sopre demais para evitar danificar o tímpano.

Proteção contra infecções no canal auditivo
Eliminar a cera localizada na parte interna do ouvido deixa a região desprotegida contra corpos estranhos, poeira, bactérias e fungos. Isso aumenta o risco de infecções dolorosas que precisam de acompanhamento médico e do uso de antibióticos para serem tratadas.

Ouvidos entupidos de uma infecção leve geralmente duram uma ou duas semanas. Se os problemas estiverem no ouvido interno, isso pode durar mais tempo. Infecções leves de ouvido desaparecem sozinhas, e você pode aliviar a dor com analgésicos ou simplesmente aplicando um pano quente no ouvido.

“São quatro cenários principais que podem envolver a surdez em apenas um dos ouvidos. Pode ser através de (I) uma infecção viral como a otite; (II) de uma lesão vascular da cóclea, hemorragia ou infarto; (III) devido a trauma; (IV) ou até mesmo por conta de tumores do nervo auditivo”, explica o especialista.

Diante disso, os principais sintomas do rompimento no tímpano são:

  1. Dor forte no ouvido;
  2. Coceira no ouvido;
  3. Perda repentina da capacidade auditiva;
  4. Saída de sangue pelo ouvido;
  5. Secreção amarela presente nos ouvidos;
  6. Zumbido no ouvido;
  7. Também pode haver febre, tontura e vertigem.

Entre as causas mais comuns está a infecção de ouvido, conhecida como otite. Neste caso, a sensação de ouvido tampado é causado pelo inflamamento no canal auditivo, dificultando a passagem de som até o ouvido interno. Outra causa comum para a sensação de ouvido tampado é a produção em excesso de cera.

Tal excesso pode ser resultado tanto de uma produção excessiva como também do mau uso das hastes flexíveis. Portanto, o primeiro sintoma que pode ser identificado é o prurido, ou seja, um incômodo semelhante à coceira, que leva a pessoa a introduzir no canal auditivo algum instrumento na tentativa de retirar a cera.

O Cerumin é um remédio à base de hidroxiquinolina e trolamina, substâncias que ajudam a remover a secreção em excesso do ouvido.

O ouvido abafado muitas vezes ocorre devido ao acúmulo de cera. Esse elemento é importante para a saúde auditiva, pois impede que microrganismos como bactérias entrem nos ouvidos. Apesar da proteção, a grande quantidade de cera também pode abafar o som, causando a sensação de ouvido entupido.

Uma forma simples, segura e caseira de tirar pedaços de cera do ouvido consiste em aplicar 2 ou 3 gotas de um óleo vegetal morno, como óleo de amêndoas doces, óleo de abacate ou, até, azeite, no canal auditivo antes de realizar a limpeza da área externa com uma toalha.

O correto é umedecer uma toalha e, com a ponta do dedo envolvida nela, limpar a parte externa do ouvido. Só depois disso é que é recomendado o uso das hastes flexíveis, também somente na área externa, para secar a região que foi umedecida. É importante lembrar que a cera é uma forma de proteção do sistema auditivo.

O cerumin tem a função de amolecer a cera, para que ela seja posteriormente retirada por um otorrino. Devido o amolecimento da cera, a sensação de ouvido tampado é comum.

Estar surdo de um ouvido é uma condição chamada de surdez unilateral. Isso significa que a pessoa tem perda de audição em apenas um dos ouvidos. Os sintomas comuns incluem dificuldade para escutar conversas de um lado, dificuldade para localizar a fonte do som e a sensação de ouvir eco.

Quando ocorre o zumbido ou a sensação de ouvido tampado após ouvir música alta (usar fones de ouvido ou ir a um show), é comum que haja um desvio do limiar auditivo, ou seja, uma perda de audição reversível. Desta forma, em até 24 horas, espera-se que o ouvido já tenha voltado ao normal.

Veja a seguir alguns dos principais sinais de alerta!

  1. Dificuldade para se comunicar em lugares ruidosos. ...
  2. Leitura labial durante a conversa. ...
  3. Escuta de zumbido. ...
  4. Tem intolerância a sons intensos. ...
  5. Dificuldade para ouvir aparelhos eletrônicos. ...
  6. Isolamento social. ...
  7. Depressão.

O uso de cotonetes pode oferecer diversos problemas para saúde auditiva. Entre eles infecções, que podem variar, sendo leves ou graves e lesões na membrana timpânica, que perfuram os tímpanos e necessitam de cirurgia para correção”, explica o otorrinolaringologista Flávio Santos.

Embora o otoscópio não alcance a orelha média, o fato de o tímpano ser uma membrana translúcida permite a visualização de estruturas dessa região.

Por ser muito sensível e fino, o tímpano pode ser perfurado facilmente! Com formato arredondado, ele vibra quando o som a atinge e transmite essa vibração para ossículos do ouvido médio, que por sua vez, o levam até a cóclea - que fica no ouvido interno.

Quando fazer limpeza de ouvido? A limpeza de ouvido pode ser necessária quando a quantidade de cerume traz desconforto. “Alguns dos sintomas que indicam que esse tratamento é indicado incluem coceira, sensação de ouvido entupido e até zumbido”, lista a otorrino.

Remova a cera do ouvido de forma simples com o auxílio de Cerumin. Esta solução otológica permite diluir a cera do ouvido, limpando e desinfetando a área. Cerumin deve ser utilizado exclusivamente nos ouvidos e também possui ação antifúngica, eliminando fungos que possam estar presentes dentro do ouvido.