É possível mudar o número da placa de um veículo?

Perguntado por: lribeiro2 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

No caso de veículos já emplacados não é possível solicitar a troca da placa para escolher letras e números específicos. A placa é a identificação do veículo e deve acompanhá-lo até a sua baixa definitiva, conforme prevê a legislação federal de trânsito, válida em todo o país.

Para trocar a placa basta se dirigir até um posto do Detran de seu estado e comunicar que você quer/precisa fazer a troca. A partir daí será necessário apresentar os documentos do veículo, assim como os seus – proprietário.

Escolhendo minha placa Mercosul
Departamentos de trânsito como o Detran-SP permitem a livre escolha das letras e números, desde que seja uma combinação inédita e dentro das opções alfanuméricas disponíveis para o Estado de São Paulo. Para isso, é necessário fazer o pagamento de uma taxa no valor de R$ 112,64.

A escolha pode ser feita de três formas: apenas letras, apenas números ou a placa completa. Porém, destacamos que a personalização da placa poderá ser feita apenas dentro das opções alfanuméricas disponíveis para o Estado de São Paulo, e desde que já não tenha sido utilizada em outro veículo.

Se a sua placa era do modelo antigo (padrão cinza), a primeira coisa que você precisa fazer é solicitar ao Detran de seu estado um novo emplacamento no padrão estabelecido pelo Mercosul. Para isso, é necessária a emissão de uma nova via do documento do veículo (CRV).

Basicamente, no estado de São Paulo, o último número da placa do veículo serve como referência para que o condutor saiba até que mês deverá pagar o licenciamento. Já no caso do Paraná, ao invés de apenas um número, são usados os dois algarismos finais da peça como base.

Para quem substituir a placa atual do veículo, o segundo algarismo será substituído por uma letra. Exemplo: AAA 1111 passará a ser AAA 1B11. Outro exemplo: XYZ 1234 passará a ser XYZ 1C34.

Através do aplicativo Sinesp Cidadão, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a pessoa poderá consultar a placa do carro, de forma legal e obter informações oficiais sobre a placa.

Apesar de não constar mais a cidade de origem na placa Mercosul, essa informação é facilmente acessada por meio do aplicativo chamado Sinesp Cidadão e é oficial do governo federal, sendo um aplicativo vinculado ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública.

Portanto, uma placa ABC 1234 passa a ser ABC 1C34 – o número dois é trocado pela letra C.

Uma vez registrado o veículo, o CRV será expedido, o que permitirá o emplacamento e a concessão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório.

Ou seja, o significado da nova letra da placa Mercosul nada mais é do que substituir seu número correspondente do padrão anterior. Conforme houver necessidades, novas letras poderão ser usadas, aí sim, ampliando as possibilidades de combinação.

Escolhido o tipo de personalização da sua placa, basta ir ao site do DETRAN ou unidade do de sua cidade e pagar a taxa para poder fazer a escolha da placa.

Isso é 2,6 vezes o total de opções do sistema anterior, que tinha uma letra a menos e um número a mais (portanto 26 x 26 x 26 x 10 x 10 x 10 x 10). No sistema anterior, há 175.760.000 placas possíveis.

A infração de trânsito de “placa em desacordo”, prevista no artigo 221, ocorre quando não se atende às especificações e os modelos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito, especificamente na Resolução n.