É possível rastrear um cheque?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Para consultar os seus cheques emitidos e compensados, é só acessar a sua conta-corrente pela internet, com agência, conta e senha eletrônica, e digitar “microfilmagem” no campo de busca. Basta fazer a consulta pelo número do cheque ou pelo período.

Uma solução é pedir ao banco a microfilmagem do cheque devolvido e descobrir o histórico de movimentação. Ao localizar, o responsável deve ir até o lugar para resgatá-lo. Então, deve pagar o valor em dinheiro para o portador para conseguir retomar a folha.

XI - Decorrido o prazo de que trata o item V, os cheques microfilmados ficarão à disposição dos emitentes durante 60 (sessenta) dias, findos os quais, se não procurados, poderão ser destruídos pelo estabelecimento sacado.

Na imagem, no carimbo do banco recebedor no verso do cheque, é possível identificar em que banco, agência e conta o cheque foi depositado.

Jurisprudência que cita Microfilmagem de Cheques
É direito do cliente obter junto à instituição financeira com quem contratou os documentos relativos às relações negociais que possuem, sendo dever do banco mantê-los arquivados e apresentá-los ao cliente sempre que solicitados.

A microfilmagem é um método de gerenciar e armazenar informações através da captação de imagens dos documentos por um processo fotográfico. O volume e tamanho dos arquivos é drasticamente reduzido através da microfilmagem, tornando-se um método de armazenamento prático e eficiente.

O cheque é uma forma de pagamento à vista em que o dinheiro pode ser retirado por saque ou depósito em conta. Mas, ao cruzar o cheque, você decide que a única forma de fazer o pagamento será por depósito em conta corrente. Dessa forma, você evita que esse dinheiro possa ser roubado ou que seja usado por outra pessoa.

Emitente, emissor ou sacador, que é quem emite o cheque, informado os dados de pagamento e assinando o documento; Beneficiário, que é a pessoa que recebe o cheque como pagamento e receberá os valores informados nele; Sacado, que é a instituição financeira de onde sairá o dinheiro do emitente para pagar ao beneficiário.

2%

Para financiamentos de bens móveis ou imóveis que foram pagos com cheques devolvidos, a multa pelo atraso de pagamento não pode ultrapassar 2% (conforme artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor) e os demais encargos devem estar estipulados em contrato.

cinco anos

Demais causas, como financiamento, cartão de crédito, etc: permanece o prazo previsto pelo Código de Defesa do Consumidor, que é de (5) cinco anos; Cheques devolvidos por falta de fundos, registrados no CCF (Cadastro de Emitente de Cheques sem Fundos do Banco Central): cinco (5) anos.

Entre a data de apresentação e o prazo de até 6 meses, o cheque pode ser cobrado por uma ação chamada: execução de título executivo extrajudicial. Passado o prazo de 6 meses até o limite de 5 anos da data de apresentação, esse cheque poderá ser cobrado por meio de uma ação chamada: ação monitória.

Podem ser depositados em custódia cheques com prazo de 3 dias úteis até 540 dias corridos. O depósito dos cheques pode ser feito por meio do Aplicativo BB Cheque, dos terminais de autoatendimento ou de qualquer agência do BB.

Dessa forma, compareça em qualquer agência BB para fazer a solicitação. Se precisar de algo mais ou tiver alguma dúvida fale conosco por qualquer um dos nossos canais de atendimento: www.bb.com.br/atendimento.

O serviço de microfilmagem consiste na elaboração de projetos de mudança de suporte de documentos arquivísticos em consonância com as normas e padrões de qualidade estabelecidos na legislação vigente, além de manter ações que garantam a guarda, segurança, conservação e recuperação de informações contidas nos documentos ...

Novos sistemas, como depósitos em cheque móveis, podem reduzir ainda mais o tempo de espera, já que você não precisa esperar pelo próximo dia útil para iniciar o processo. Ainda assim, como regra geral, você pode esperar que um cheque leve cerca de dois dias úteis para ser compensado – e um pouco mais em alguns casos.

Primeiro, você deve pedir no seu banco a microfilmagem e o histórico do cheque, para tentar verificar para quem este cheque foi passado e na conta de quem foi depositado.

Um cheque não compensado pode ser motivado por incompatibilidade na assinatura do emissor, falta de fundos, documento falso etc. Quando isso ocorre, no extrato da conta do depositante, fica a informação de “cheque não compensado”. Já no extrato do emissor aparece um aviso similar a “cheque devolvido”.

No caso do cheque ao portador, você não precisa escrever o nome da pessoa beneficiária, que irá receber o valor. Assim, basta apenas preencher os campos obrigatórios, e na hora de depositar o cheque, qualquer pessoa pode fazer.