É possível saber quem é o pai antes de nascer?

Perguntado por: lmoura . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Sim é possível fazer um teste de ADN antes do bebé nascer com um teste de paternidade pré-natal não invasivo. Este teste é realizado por um laboratório de ADN acreditado a qualquer momento após a 8ª semana de gestação até à 40ª semana.

Caso negue a paternidade que lhe foi atribuída ou simplesmente não compareça em Juízo, os autos de averiguação de paternidade são remetidos pela Justiça ao Ministério Público, que inicia um procedimento administrativo consensual e gratuito por meio do qual é possível provar a paternidade por meio de teste de DNA.

Se sua dúvida é “quando engravidei?” saiba que não é possível dizer exatamente em que dia que ocorreu a fecundação. Isso acontece pois o período fértil é relativamente extenso. Como o espermatozóide pode sobreviver por até 5 dias, umas relação sexual 5 dias antes de ovular pode produzir uma gestação.

Por isso, se o tipo sanguíneo de um filho gerar dúvidas quanto a esse assunto, a forma mais segura de obter uma resposta é realizar um teste de DNA para investigação do vínculo genético.

Uma pessoa herda 50% do DNA da mãe e 50% do DNA do pai. Dessa forma, o teste de DNA para definir paternidade ou maternidade é comparativo. Essa comparação pode ser feita a partir de três amostras: suposto pai, mãe e suposto(a) filho(a), ou apenas duas suposto pai ou mãe e suposto(a) filho(a).

Tem como fazer exame de DNA escondido? O exame de DNA deve ser feito com o consentimento da mãe, no caso de crianças menores de idade. Porém, em caso de morte ou ausência da mãe, o DNA do filho e do suposto pai pode ser testado com autorização do pai de registro ou responsável legal.

O serviço é gratuito às pessoas de baixa renda, mediante assinatura de declaração de hipossuficiência. Para fazer a inscrição é necessário que todos os envolvidos – filho, mãe e suposto pai – estejam de acordo com a realização do exame e se comprometam a comparecer juntos na data designada para a coleta.

Teste de DNA na gravidez é perigoso? Embora um teste de paternidade pós-parto seja uma opção, também há testes que podem ser realizados enquanto você ainda está grávida. O teste de DNA pode ser feito a partir da nona semana de gestação. Avanços tecnológicos mostram que há pouco risco para a mãe ou o bebê.

Quando o pai está ausente, mais chances de gravidez na adolescência, uso de drogas, abandono dos estudos e envolvimento em situações de violência. O papel do pai na gravidez é principalmente ajudar e apoiar a mulher no seu dia a dia ao transmitir confiança e tranquilidade.

Quando não se sabe o paradeiro do pai é preciso entrar com uma ação judicial de busca com o máximo de informações disponíveis sobre ele. Para que isso ocorra, é necessário que se dê entrada em um processo de investigação de paternidade.

De acordo com o geneticista, metade dos genes herdados é da mãe e a outra parte do pai, por isso sempre os filhos terão algo dos dois. "Quando não se parece com nenhum dos dois, é possível que tenha características físicas que são justamente a mistura dos genes do casal", explica Salmo.

Normalmente, o médico estima uma data se baseando em um parto de 40 semanas após o primeiro dia da última menstruação (DUM). Por isso, retira-se 40 semanas da data provável para o parto, para se chegar à data do primeiro dia da última menstruação antes da gravidez.

Ela deve ser contada a partir do primeiro dia da data da última menstruação – identificada pela sigla DUM – e não da concepção. Isso porque é um pouco difícil de definir o momento exato da fecundação. Afinal, os espermatozoides, antes de atingirem o óvulo, conseguem viver até sete dias no corpo da mulher.

Se o coito ocorrer no mesmo dia da ovulação, a fecundação pode ocorrer dentro das próximas 24 horas. Ou seja, a fecundação pode ocorrer em qualquer um dos seis dias seguintes ao coito.