É possível sentir o colo do útero com o dedo?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Sim, é possível não só sentir o colo com o dedo, mas também visualizá-lo com o auxílio de um espelho e um espéculo. O espéculo vaginal (também conhecido como bico de pato em alguns lugares) é um instrumento que permite afastar as paredes vaginais, que geralmente ficam encostadas, para visualizar o colo uterino.

Como sentir o colo do útero
Depois, pode-se inserir delicadamente o dedo indicar na vagina, com a ajuda de um lubrificante se necessário, deixando-o deslizar até sentir o colo do útero. Chegando a essa região, é possível perceber se o orifício está aberto ou fechado, através do toque.

Lave bem as mãos; Encontre a melhor posição, o mais recomendado é ficar na vertical; Insira o dedo médio ou indicador dentro do seu canal vaginal e deslize para cima até que possa sentir o seu colo do útero; Agora note o quanto o seu dedo foi inserido.

Durante a gravidez, o útero começa a crescer e mudar de formato. No segundo trimestre, é possível senti-lo pressionando gentilmente a parte inferior do abdômen. Essa pode ser uma forma divertida de se conectar com o seu bebê. Se não estiver grávida, certos sintomas costumam afetar o útero, como cólicas.

Posição do colo do útero durante a menstruação
Seu colo do útero ficará baixo quando a menstruação começar e se abrirá levemente para permitir que o sangue menstrual flua. Ele parecerá firme ao toque nesta fase e continuará duro e baixo após o término da menstruação.

O seu colo do útero é baixo se você conseguiu tocá-lo inserindo apenas a primeira articulação do dedo, aquela mais próxima à parte da unha. O seu colo do útero é médio se para tocá-lo você precisou inserir além da primeira articulação do dedo, mas não ultrapassou a segunda.

Elas podem sentir o próprio colo do útero ao inserir o dedo indicador na vagina. Para fazer isso, é preciso estar com as mãos e unhas devidamente higienizadas e encontrar uma posição confortável. Com esse toque, é possível verificar a altura e se ele está aberto ou fechado. É como encontrar a parede final da vagina.

Quando o colo do útero se abre e fica mais macio, é quando entramos em nosso ciclo menstrual. Algumas pessoas também notam que ele fica mais baixo nesse período. Ele também pode estar aberto em fase de ovulação ou no final da gestação.

A principal causa do útero baixo é o enfraquecimento dos músculos que sustentam o útero, causando a descida do órgão, sendo mais frequente de acontecer em mulheres mais velhas, que tiveram mais de um parto normal ou que estão na menopausa.

O prolapso uterino se caracteriza pela descida do útero em direção à vagina, podendo até mesmo ultrapassá-la, ocasionando a sensação de pressão vaginal. Isso ocorre quando os músculos e ligamentos do assoalho pélvico enfraquecem, impossibilitando um suporte eficiente para o útero.

Essa dor pode existir sim e é uma dor abdominal no período da ovulação (metade do ciclo menstrual), mais precisamente onde se localiza o útero (quatro dedos abaixo do umbigo).

Ele está localizado na região inferior do abdome, na frente do reto e acima da bexiga. Esse órgão é bastante móvel, entretanto, possui vários ligamentos que garantem a sua fixação.

Talvez a melhor maneira de saber se você está grávida ou não será colocando a mão sobre o abdômen para tentar perceber os movimentos fetais. Eles geralmente podem ser percebidos a partir da 20 semana de gestação. Sentir o bebê mexendo pode ajudar a identificar se você está grávida.

Alterações do útero na gravidez
“Durante o início da gestação, o colo uterino apresenta textura amolecida. Assim, essa mudança pode ser identificada pelo médico durante o exame físico”, finaliza o doutor.

Normalmente o colo do útero fica alto, quando estamos ovulando, ou seja, antes da menstruação! Por isso, quando for medir a altura do seu colo do útero, para escolher o seu Coletor Menstrual, sempre indicamos que você faça o teste durante a menstruação.

Durante a gestação o colo uterino permanece fechado, e isso faz com que o bebê fique dentro da cavidade uterina. Em mulheres que não estão grávidas o colo uterino tem uma consistência fibrosa. Com a evolução da gestação o colo uterino amolece e vai progressivamente se tornando mais curto.

Como é? Meça seu pulso no pescoço ou no umbigo. Depois, compare com a velocidade do fluxo de sangue de pessoas que com certeza não estão grávidas. Supostamente, um pulso mais rápido indicaria gravidez.

O método consiste em coletar uma amostra da saliva da mulher em uma lâmina apropriada e deixar secar por um tempo até que os líquidos evaporem por completo. Depois de seca, a saliva quando aumentada algumas vezes de tamanho por um aparelho especifico, que é o Ovatel ou mesmo um microscópio de brinquedo.

Como Fica o “Pé da Barriga” de uma Grávida
Um dos primeiros sintomas da gravidez são uma dor no “pé da barriga”. Só, em geral, a partir da 20ª semanas, o pé da barriga começa a se sobressair, porque o útero está crescendo.

O que pode causar dor no útero
A dor no útero normalmente é causada por uma inflamação na região e, por isso, é mais frequente durante a menstruação, quando as paredes do útero estão se alterando e é possível sentir também uma sensação de útero inchado, por exemplo.