É possível ter uma capivara de estimação?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

As capivaras são animais propensos a insolações, uma vez que o seu pelo em algumas zonas é escasso. É permitido ter uma capivara de estimação desde que você possua uma autorização do órgão responsável no estado em que você mora.

A bióloga reforça que capivaras não são animais urbanos e que elas são protegidas pelas leis da constituição. "As capivaras não constam na lista de animais considerados domésticos pelo Ibama, ou seja, é ilegal criar e manter um animal silvestre fora do habitat natural."

Ilegalidade ameaça bem-estar do animal e equilíbrio da fauna
A ação pode provocar um desequilíbrio ambiental. Para além dos danos à fauna, Mota destaca que animal escolhido como pet também pode ter seu bem-estar afetado por ser retirado de seu ambiente natural e da interação social com outros indivíduos da espécie.

12 anos

Com um ano de idade, os filhos abandonam o grupo dos pais para encontrar um grupo novo. O tempo de vida da capivara vai de seis a 12 anos.

A aquisição das capivaras como animais de estimação deve ser feita em lojas de animais com garantias. Fuja das compras na Internet e sem garantias. As capivaras são animais propensos a insolações, uma vez que o seu pelo em algumas zonas é escasso.

São eles: Abelha, Alpaca, Avestruz, Bicho-da-seda, Búfalo, Cabra, Cachorro, Calopsita, Camelo, Camundongo, Canário-do-reino ou Canário-belga, Cavalo, Chinchila, Cisne-negro, Cobaia ou Porquinho-da-India, Codorna-chinesa, Coelho, Diamante-de-gould, Diamante-mandarim, Dromedário, Escargot, Faisão-de-coleira, Gado bovino, ...

Entre os exóticos e silvestres autorizados pelo IBAMA, há cacatua, jabuti, calopsita, iguana, furão, sagui, tartaruga tigre d'água, tarântula e algumas espécies de serpentes. Dentre elas, a jiboia, a falsa coral e a cobra-do-milho.

A carne de capivara é considerada saudável, pelo baixo teor de gordura e pela composição dessa fração lipídica. As partes nobres, como pernil e lombo, já são comercializadas regularmente, em alguns pontos específicos de venda, principalmente nas grandes cidades.

Infelizmente matar capivara é crime. As capivaras são protegidas por lei.

No Brasil, há grandes populações no Pantanal, na ilha de Marajó e nos estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Na capital paulista, por exemplo, mais de 100 capivaras residem nas marginais Tietê e Pinheiros, principais vias de transporte de pessoas e carga do perímetro urbano.

A capivara é uma espécie de hábito herbívoro que alimenta-se de vegetação aquática e rasteira. O maior tempo de forrageamento (busca por alimentos) do grupo de capivaras ocorre durante a noite. As variações sazonais nas chuvas são fatores importantes nas espécies de plantas forrageadas pela capivara.

As capivaras são contaminadas pela febre maculosa apenas uma vez e são resistentes à doença. A doença tem cura, desde que diagnosticada precocemente.

Entre os exóticos e silvestres autorizados pelo IBAMA, os mais buscados são cacatua, jabuti, calopsita, iguana, furão, sagui, tartaruga de aquário, tarântula e algumas espécies de serpentes, como é o caso da jiboia, a falsa coral e a cobra milho.

As capivaras podem ser predadas por diferentes animais, como onças, jaguatiricas, serpentes e jacarés.

Consideradas animais “crepusculares”, capivaras são animais mais ativos durante o amanhecer ou anoitecer. Em alguns casos, caso se sintam ameaçadas, passam a ter hábitos mais noturnos: ficam acordadas a noite inteira e dormem durante o dia.

As capivaras dormem pouco, quase sempre durante as manhãs, entre os arbustos e nas margens dos rios. Também cochilam perto do meio-dia depois de rolarem na lama, tentando se refrescar nos dias quentes.

Olá, para comprar um filhote busque por criadores com reputação, que valorizem genética, saúde, tipicidade da raça escolhida e temperamento. Criadores de lojas jamais. Vá conhecer os pais. Procure conhecer a linhagem do cãozinho.