É possível tocar o ar?

Perguntado por: gcavalcanti . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

O ar não pode ser tocado, e geralmente não apresenta cor, cheiro, nem gosto. Ele é formado por diversos gases. O gás nitrogênio é o que se apresenta em maiores quantidades; depois, temos o gás oxigênio e o gás carbônico.

Resposta verificada por especialistas. Apesar de sabermos que o ar existe, não podemos vê-lo pois ele é incolor, mas podemos senti-lo no vento. Uma prova disso pode ser observada por exemplo na rotação de um moinho de vento ou no movimento de um barco a vela.

O nitrogênio e o oxigênio – que compõem 99% da atmosfera – só retêm os invisíveis raios ultravioleta. Assim, como todas as cores que enxergamos atravessam o ar, ele se mantém transparente.

O ar compõe a atmosfera (camada que envolve a Terra). Essa camada ajuda a manter o nosso planeta aquecido e o protege dos raios ultravioleta.

Resposta verificada por especialistas. O ar é insipido, porém, os gases possuem cheiros, que são processados bem próximos dos centros do paladar, é por isso que quando sentimos o cheiro de uma comida, nos sentimos algo muito similar ao gosto.

"A sensação de sair do próprio corpo pode acontecer durante a paralisia do sono. Isso faz parte da atividade alucinatória", comenta o psiquiatra Alexandre Azevedo. Em muitos dos relatos, as pessoas descrevem que tiveram sensação de mal-estar físico durante o episódio. "Senti um homem se deitando sobre mim.

Em média o ar seco é composto por Nitrogênio (78%), Oxigênio (21%), Argônio (0,9%), Gás Carbônico (0,3%) e ainda pequenas quantidades de gases inertes, Na atmosfera se encontra também o vapor de água em quantidade variável, dependendo de fatores meteorológicos.

Na parte inferior dos pulmões, um músculo em forma de cúpula, denominado diafragma separa o tórax do abdome. Quando a pessoa respira, o diafragma se move para cima e para baixo, expandindo e contraindo-os, permitindo que o ar circule para dentro e para fora dos pulmões.

Em relação ao peso, tudo que no planeta Terra possui massa, incluindo o ar, também tem peso, ou seja, é atraído pela gravidade terrestre.

Resposta. Resposta: As plantas ao fazerem o seu processo de alimentação (Fotossintese) acabam quebrando moleculas de água liberando assim oxigênio para o espaço, por isso dizem que se não houvesse plantas, nn haveria vida na Terra. Ele não acaba pois a fotossintese ocorre diariamente.

A meteorologia é definida como a ciência que estuda os fenômenos que ocorrem na atmosfera, e está relacionada ao estado físico, dinâmico e químico da atmosfera, as interações entre elas e a superfície terrestre subjacente.

O uso de 100% de oxigênio no ar respirado é tóxico aos pulmões e a todo o organismo. A concentração de O2 em excesso pode causar danos ao pulmão, fazendo com que suas estruturas murchem, dificultando a troca gasosa pelo sangue até a perda da função do órgão.

É possível ter oxigênio no espaço? Não é correto dizer que no espaço não há oxigênio. Ele existe lá também, mas em quantidade muito pequena e insuficiente para nós, seres humanos, respirarmos e, consequentemente, sobreviver sem a ajuda de roupas especiais como as usadas pelos astronautas.

Inalação de atmosfera rica em N2 pode causar tontura,sonolência,náusea, vômito, excesso de salivação, diminuição do estado de alerta, perda de consciência, e morte. Nitrogênio gás é classificado como “asfixiante simples”.

O vento, basicamente, nada mais é que o ar em movimento. Ao mover-se de um lado para outro, nós o sentimos. Isso tem uma explicação: em algumas regiões da Terra, nosso astro maior, o Sol, esquenta a superfície de forma mais acelerada.

Os responsáveis pela produção de oxigênio são as algas - seres aquáticos que podem ser microscópicos ou macroscópicos – e que, juntos, formam o chamado fitoplâncton. Acredita-se que o fitoplâncton produza cerca de 98% do oxigênio atmosférico.