É possível trazer os dinossauros de volta à vida?

Perguntado por: rinfante . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Apesar de no mundo real ser possível estudar DNA encontrado em fósseis, reviver dinossauros como na história não é provável.

Quanto aos gigantes répteis pré-históricos que habitavam nosso planeta milhões de anos atrás, os cientistas afirmam que não seria possível trazê-los de volta.

Eles continuariam a ser os donos do pedaço, mas o mundo seria bem parecido com o nosso: alguns animais no mar, outros nos campos, predadores à espreita, aves no céu e, é claro, seres inteligentes e civilizados.

Mokele-mbembe – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Existiam seres humanos na época dos dinossauros? Não. Qualquer filme que envolva homens e dinossauros é pura ficção. Enquanto faz 65 milhões de anos que os dinossauros foram extintos, o Homo sapiens começou a evoluir há 200 mil anos.

O que é Rawr:
Significa, uma forma de afeto e carinho produzida por som da boca, em que quer dizer "Eu te amo" em dinossaurês.

Durante escavações no distrito de Dhar, na Índia, pesquisadores encontraram pela primeira vez um ovo de dinossauro fossilizado dentro de outro ovo. O objeto, depositado por um titanossauro no período Cretáceo Superior, está descrito em estudo publicado no último dia 7 de junho na revista Scientific Reports.

História. Conforme a UFTM, o primeiro fóssil encontrado em Uberaba foi formalmente descrito em 1951: um ovo esférico atribuído a um dinossauro titanossauro.

Até o momento, apenas uma espécie foi realmente trazida de volta à vida pelos cientistas: um íbex-dos-Pireneus, clonado a partir do DNA da pele congelada do animal.
...
Na teoria, há três formas de trazer animais extintos de volta à vida:

  • Edição de genes;
  • Retro-reprodução de espécies relacionadas;
  • Clonagem.

O Megalodonte está definitivamente extinto – o tubarão-branco pode ser o culpado. National Geographic, 2019.

E a batalha pela redução da quantidade de baleias e outras presas pode ter levado o megalodonte à extinção, três milhões de anos atrás. Mas pressões ambientais, como mudanças dos níveis dos mares, também fizeram sua parte. A extinção do megalodonte é um mistério que persiste há muito tempo.

Os Aratassauros (Aratassaurus museonacionali) eram pequenos dinossauros brasileiros bípedes e carnívoros, pertencentes ao grupo dos terópodes e que viveram há aproximadamente 115 e 108 milhões de anos durante o período Cretáceo, no sertão do Ceará, no Brasil.

Os dinossauros viveram em todos os continentes do nosso planeta. São conhecidas mais de mil espécies desses animais. Vale destacar que os dinossauros que viviam no Hemisfério Norte eram diferentes dos que habitavam o Hemisfério Sul, estes eram maiores e mais primitivos.

Assim, o que se pode dizer é que a origem dos dinossauros provavelmente se deu na parte sul do supercontinente Pangeia (que reunia todos os continentes de hoje), talvez no Brasil ou na Argentina.

Dinossauros foram répteis que viveram em nosso planeta durante a Era Mesozoica, sendo os primeiros registros desses animais datados do período Triássico. O termo é usado para se referir a dois grupos de répteis, pertencentes às ordens Saurischia e Ornithischia.

Há cerca de 66 milhões de anos, a Terra foi devastada com um asteroide que deu um fim nos dinossauros, além de diversas outras espécies de animais e plantas. O impacto foi tão intenso que resultou em incêndios florestais, chuva ácida, ondas de choque, erupções vulcânicas, entre outros fenômenos climáticos.

Em termos evolutivos, os crocodilos são os parentes mais próximos dos dinossauros, e vivem nos rios das Américas, África, Ásia e Austrália, com origem há cerca de 230 milhões de anos.

Gigante, aliás – seu tamanho podia chegar a mais de 15 metros. Megalodon, o maior tubarão que já existiu, fez parte de um grupo conhecido e nomeado pelos grandes dentes. Eles evoluíram depois que os dinossauros foram extintos e dominaram os mares até 3 milhões de anos atrás.

Muitos paleontólogos acreditam que, se os dinossauros tivessem sobrevivido, os primatas e, consequentemente, os humanos, nunca teriam aparecido na Terra.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.