É possível um casal normal ter um filho anão?

Perguntado por: rinfante . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

A ciência garante que é possível, mas a maioria duvida: pessoas pequenas podem gerar filhos que terão estatura padrão. Fabíola Dreher Guimarães e Fernando Vieira Guimarães são a prova viva disso.

Quais são as causas do nanismo? O nanismo normalmente tem causas genéticas que podem ou não ser hereditárias. Algumas vezes, a baixa estatura resulta de uma parada prematura do crescimento esquelético, causada por uma insuficiência do hormônio do crescimento, secretado pela hipófise (nanismo hipofisário).

Além da baixa estatura, pessoas com a doença apresentam algumas características comuns:

  1. Tronco pequeno;
  2. Pernas e braços curtos;
  3. Dedos curtos, normalmente com separação grande entre o dedo anelar e médio;
  4. Movimentos limitados nos cotovelos;
  5. Cabeça desproporcional ao corpo, com a testa proeminente;
  6. Pernas arqueadas.

O nanismo proporcional – ou hipofisário -, é causado por distúrbios metabólicos e hormonais; geralmente a produção do hormônio do crescimento ou a resistência do organismo a esse hormônio são os principais culpados.

Anões possuem uma sobrevida bem maior que a dos humanos, atingindo a idade adulta por volta dos 70 anos e chegando facilmente até os 350 anos.

"Algumas pessoas usam a palavra 'anã', mas não deveriam. Anão, não. O melhor é pessoa com nanismo ou com baixa estatura", diz Maria Clara.

Pessoas com nanismo ou baixa estatura também podem dirigir de forma confortável e segura. O kit nanismo em carros é uma adaptação que, basicamente, prolonga os pedais a fim de permitir a direção do veículo e acionamento dos comandos sem dificuldade.

Como é feito o diagnóstico de nanismo? Os sintomas do nanismo aparecem já no nascimento ou nos primeiros dias de vida. Em alguns casos, o nanismo pode ser identificado ainda na gestação. A partir do 6º mês, é com ecografia e ultrassonografia que o médico identifica uma alteração no desenvolvimento do bebê.

Anão é um termo popular para descrever pessoas com baixa estatura. O nanismo é um termo que engloba várias doenças que cursam com baixa estatura. A acondroplasia é a forma mais comum de nanismo, mas não é a única. Existem outras doenças genéticas que causam baixa estatura acentuada.

Segundo o Ministério da Saúde, nanismo é um transtorno que se caracteriza pela deficiência no crescimento, resultando numa pessoa com baixa estatura, se comparada com a média da população de mesma idade e sexo. A altura de pessoas com essa condição não ultrapassa os 1,45 metro, para homens, e 1,40 metro, para mulheres.

Quando a baixa estatura está correlacionada com a ausência ou pequena produção do hormônio do crescimento (GH) produzido pela hipófise, a administração desse hormônio até o fechamento das cartilagens ósseas já demonstrou produzir efeitos benéficos.

Como é calculada? O resultado desse cálculo indica o canal de crescimento da família. Considera-se normal uma variação de ± 5 cm. Por exemplo: se uma menina tem uma mãe com altura de 160 cm e um pai com altura de 173 cm, a altura-alvo estimada para ela será de 160 cm, com uma variação entre 155-165 cm.

Admite-se que se pode chamar de nanismo quando o tamanho de um indivíduo tem uma estatura até 20% inferior à média dos mesmos indivíduos de sua espécie, à mesma idade. Na espécie humana, em termos de adultos, considera-se anão o homem que mede menos de 1,40 m, e anã, a mulher com altura inferior a 1,35 m.

Quantos centímetros tem um bebê quando nasce? Ao nascer o bebê tem entre 2.500 a 3.500 g e mede cerca de 50 cm.

Segundo o médico, uma pessoa anã tem 50% de chance de passar o nanismo para os filhos. Segundo o especialista, bebês de pais com estatura normal nascem medindo entre 45 e 50 cm e de uma família com nanismo fica abaixo dos 40 cm.

Khagendra Thapa Magar

Khagendra Thapa Magar mede apenas 56 centímetros de altura. Caso ele não cresça até seu aniversário, ele se tornará o menor homem do mundo em todos os tempos, segundo os recordes compilados pelo Guinness World Records. Até o momento, o título pertence ao indiano Gul Mohammed, que tinha apenas 57 centímetros.

20.000 pessoas

Segundo estimativas, existem no país aproximadamente 20.000 pessoas com nanismo. Cerca de 10% desse total mora na cidade de São Paulo.

Quem passou a vida considerando os anões motivo de piada pode não saber, mas desde a infância, pessoas com acondroplasia sofrem complicações médicas que incluem hidrocefalia e aumento do risco de morte súbita, atraso nos marcos de desenvolvimento, além de perda auditiva, que é comum e pode prejudicar o desenvolvimento ...

Anões (no original Dwarf; no plural Dwarves) são uma raça de seres que habita Arda, a Terra pré-histórica fictícia que inclui o continente da Terra Média, nas obras fictícias de J. R. R. Tolkien.

O Nanismo primordial é considerado uma anomalia, pois é uma forma de nanismo atípica e muito rara. Este tipo de Nanismo pode ser percebido antes do nascimento, pois desde então a pessoa já apresenta um tamanho bem menor do que os demais fetos.

A pessoa com nanismo tem direito à aposentadoria? Sim. De acordo com os artigos 1º, 2º e 3º da Lei Complementar nº 142/2013, a pessoa com deficiência, se for segurada do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), tem direito à aposentadoria, de acordo com o tempo de contribuição e a idade do beneficiário.