É preciso ser formado para dar aula?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica, os graduados em licenciaturas e Pedagogia. Na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental, admitem-se professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal.

Se você quer estudar para ser professor, e atuar em escolas públicas ou privadas, o curso ideal é o de Pedagogia, uma graduação disponibilizada com titulação de bacharelado e de licenciatura.

Para saber como dar aula em escola publica é importante entender que para exercer a função a principal exigência é ser graduado em pedagogia ou alguma licenciatura. Obviamente, que haverá variações de acordo com o grau de ensino que você deseja atuar.

Podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica, os graduados em licenciaturas e Pedagogia. Na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental, admitem-se professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal.

Diploma de nível medio normal ou magistério serve para cargo de professor de educação básica e fundamental. O Diploma de Curso normal ou Magistério serve, segundo a lei brasileira, para exercício da profissão de professora para educação infantil e primeiros cinco anos da educação fundamental, a chamada Fundamental I.

Este valor foi reajustado em 2022, com a definição de um novo piso salarial dos profissionais. Antes, o salário inicial era de R$ 2.886,24. Entretanto, o salário de um professor da rede pública pode variar muito. Segundo a plataforma Vagas.com, um professor concursado em nível municipal ganha em média R$ 3.217,00.

Ou seja, não há um limite máximo de idade para se formar em pedagogia. Mas se o professor quiser dar aulas em níveis mais avançados da educação, é necessária outra graduação com a titulação de licenciatura.

A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em Universidades e Institutos Superiores de Educação, admitida como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a ...

MATÉRIAS Sociologia, filosofia e artes registram os piores resultados. Física e química aparecem na sequência, com um número maior de docentes sem habilitação para a área. Somente 27% dos professores que lecionam física no Brasil, por exemplo, têm a formação na área.

4 anos

A duração da faculdade de Pedagogia é de 4 anos em média
Os conteúdos são divididos para que contabilizem um total de 3.200 horas ao final do curso.

Mas, desde 20 de dezembro de 2019, o curso de pedagogia, assim como todas as outras licenciaturas, devem possuir, no mínimo, quatro anos de estudo. Sendo assim, o Ministério da Educação (MEC) não permite mais que as instituições de ensino ofereçam cursos de licenciatura com duração de três anos.

Para se tornar um professor, é necessário ter formação na área de pedagogia ou em licenciaturas diversas. Mas também existem cursos específicos que garantem a profissão.
...
Escolha o curso ideal para se tornar um professor de sucesso:

  1. Geografia EAD.
  2. Letras EAD.
  3. Pedagogia EAD.

A diferença entre o pedagogo e o professor
Todo pedagogo é um professor, mas nem todo professor é um pedagogo. Isso porque são atividades similares, mas não iguais. Por exemplo, professores do Ensino Médio, por darem aulas mais específicas, são formados nessas áreas e não, necessariamente, em pedagogia.

Para realizar a inscrição é preciso acessar a SED (https://sed.educacao.sp.gov.br/Inicio) e, dentro do ambiente digital selecionar Perfil Professor> Atribuição Inicial. Depois é só seguir os passos do manual “Inscrição para o Processo Inicial de Atribuição de Classes e Aulas 2022”.

Para ingressar no curso, o professor deve ter idade mínima de 18 anos, nível fundamental completo, estar em exercício em sala de aula há no mínimo 4 anos na educação infantil e permanecer em exercício durante os dois anos de curso.