É seguro comer sardinha em lata?

Perguntado por: mespinosa . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Muita gente se pergunta se sardinha em lata é saudável ou se sardinha enlatada faz mal. A resposta é que depende muito do processo de fabricação. Uma vantagem da versão em lata em relação à fresca é que ela possui mais ômega 3 e bastante cálcio. Por outro lado, pode ter mais gordura e sódio, como nas versões em óleo.

Mas não fica por aqui, no caso da sardinha esta apresenta uma enorme riqueza em cálcio, em particular quando consumida em conserva com espinhas. Em relação à vitamina D, facilmente o consumo de 2 a 3 sardinhas de tamanho médio supera o valor diário recomendado.

Se possível, prefira a sardinha enlatada conservada em azeite em vez da versão em óleo de soja. Há também a versão conservada em água, que é interessante para quem deseja reduzir a ingestão de gordura, mas que pode perder uma boa quantidade de gordura saudável.

Isso quer dizer que quando você compra atum ou sardinha em água, os metais pesados estarão acumulados na gordura do peixe, a qual você comerá! Se você optar por comprar o atum ou sardinha em óleo, os metais pesados se acumularam no óleo, o qual deve ser descartado na hora do consumo!

As sardinhas em geral têm maior quantidade de ômega-3 do que o atum. Além disso, alguns especialistas afirmam que as sardinhas se alimentam de plâncton e não de outros peixes, como é o caso do atum. Por conta disso, é menos provável que as sardinhas contenham toxinas.

Cruas ou previamente cozidas, as sardinhas são colocadas manualmente nas latinhas com os demais ingredientes (óleo, azeite, molho de tomate, temperos). A latinha fechada é submetida a altas temperaturas, que esterilizam a lata e o seu conteúdo, matando qualquer micro-organismo.

O estudo concluiu ainda que, além da ideia de que comer peixe dá sono e aprimora as funções cognitivas, o consumo de pescados nessa faixa de idade faz com que a hora de dormir melhore, ocasionando menos episódios de vigília e mais sono profundo.

O óleo é excelente para criar molho da salada, fritar ovos ou usar como substituto para o azeite de oliva na pizza. Caso o óleo não seja utilizado, o ideal é o armazenar em uma garrafa PET e destinar para reciclagem adequada.

Quais os benefícios do atum em lata? “O alimento é considerado uma boa fonte de proteínas e gorduras insaturadas, como ômega-3, além de ferro e zinco.”, explica. O ômega-3 é uma gordura essencial para o bom funcionamento do organismo.

Sim. Peixes podem ser consumidos por pessoas com colesterol elevado, no entanto, peixes frescos são os mais indicados, uma vez que enlatados possuem altos teores de sódio.

Coma a sardinha direto da lata.
Você não precisa de uma receita complicada para saborear esse peixe! Só pegue um garfo e coma direto da lata para fazer um lanchinho saudável e rico em proteína. Você também pode colocar um pouquinho de suco de limão, molho apimentado ou vinagrete balsâmico se desejar.

– As espinhas dos peixes são ricas em cálcio, mas somente as da sardinha conseguimos consumir, por serem menores e, por vezes, imperceptíveis – explica a nutricionista Glaube Riegel. Maribel completa que, de tão pequenas, as espinhas da sardinha podem ser consumidas tranquilamente, sem medo de se engasgar.

Limpe sempre com calma. Para limpar a sardinha você deverá ter em mente qual receita você irá fazer depois. Pois, elas podem ficar de 3 maneiras diferentes: inteiras, sem a cabeça e a barriga ou somente o filé. Para todos esses processos, você deverá começar retirando as escamas.

Peixes mais velhos e carnívoros são os que mais acumulam mercúrio no corpo ao longo de sua vida e, por isso, devem ser evitados. Entre os peixes mais contaminados por mercúrio estão o pirarucu, a piranha, o tucunaré, o trairão e o mandubé.

salmão

Os alimentos mais ricos em ômega 3 são os peixes de águas profundas: salmão, arenque, atum, sardinha, truta, cavala.

Leve ao microondas em potência máxima por 5 minutos. Sirva suas sardinhas no microondas e desfrute.

na indústria selecionada
Não é integrada verticalmente e utiliza duas espécies de pescado como matérias-primas principais: a sardinha- verdadeira (S. brasiliensis) e a sardinha-boca-torta (Cetengraulis edentulus).

As sardinhas ou manjuas são peixes da família Clupeidae, aparentados com os arenques.

Sim, você pode consumir sardinha enlatada todos os dias, porém, prefira as sardinhas em óleo do que as com água (o óleo absorve os metais pesados que costumam vir nesses alimentos), despreze todo o óleo, embora não haja contra indicação em se consumir sardinha todos os dias, uma alimentação variada te fornece todos os ...

O grande problema desse tipo de conserva é que há mais sódio e calorias, por isso a forma em lata não deve ser consumida por pessoas que sofrem com pressão alta ou colesterol alto”, explica Elizabeth, exemplificando que, em 100 gramas de sardinha em lata, há 201 calorias.

Sardinha fortalece os ossos, é anti-inflamatória e fonte de proteína - 04/06/2022 - UOL VivaBem.