É verdade que doce corta o efeito do álcool?

Perguntado por: aconceicao5 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Verdade: comer um doce corta o efeito do álcool. Sim! Com o açúcar o corpo funciona mais rápido, ajuda a quebrar o álcool e ainda anima.

Comer algo doce entre cada copo de bebida alcoólica
Uma outra possibilidade é comer um pedaço de doce, como 1 quadradinho de chocolate meio amargo, porque o consumo de açúcar diminui a absorção do álcool pelo organismo, fazendo com que o indivíduo não fique bêbado, nem de ressaca no dia seguinte.

A mistura de substâncias doces (por exemplo: refrigerante, frutas ou adoçantes) às bebidas alcoólicas ajuda a "mascarar" o sabor do etanol, fazendo com que a combinação se torne mais doce e palatável, o que pode contribuir para maior consumo (frequência e quantidade).

Coma algo. Comer algo antes de uma noite de bebedeira pode diminuir os efeitos da ressaca. O recomendado é ingerir alimento cheios de carboidratos, como massas e pizzas, pois a gordura diminui a capacidade de absorção do álcool no corpo.

Alguns testes de alcoolemia utilizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) podem detectar traços de álcool até 12 horas depois do consumo. Mas esse período pode ser maior, chegando a 24 horas, a depender da quantidade consumida de bebida alcoólica.

Tente beber um copo d'água para cada bebida alcoólica ingerida. É difícil fazer isso, e você vai fazer bastante xixi, mas tente. A hidratação é fundamental para manter as funções cerebrais adequadas.

“Como o álcool aumenta a diurese, é importante sempre se hidratar muito bem. Água, água de coco, sucos em geral. Além de frutas que têm bastante líquido, como melão e melancia — além de repousar”, disse Débora Poli, gastroenterologista do Hospital Sírio-Libanês.

Confira abaixo!

  • Forre o estômago com alimentos digestivos.
  • Evite misturar bebidas alcoólicas.
  • Evite cafeína e capriche na hidratação.
  • Hidrate-se: tome bastante água antes, durante e depois da ingestão de álcool.
  • Tome um suplemento alimentar pré-drink para repor vitaminas.

3 dicas para curar a ressaca mais rápido

  1. Hidrate-se com água e sucos naturais. No processo de embriaguez o corpo desidrata, perde muita água. ...
  2. Descanse o corpo. Enquanto bebemos, nosso organismo trabalha muito para absorver e metabolizar todo o álcool. ...
  3. Alimente-se bem.

'Álcool engorda quase o dobro do açúcar', diz médico para quem quer emagrecer | O TEMPO.

Harmonização de cervejas com doces: intensidade
Ou seja: se for beber uma cerveja com um tom mais amargo e de maior teor alcoólico, prefira um doce mais robusto, como um pedaço de brownie, por exemplo. Ao contrário, se você preferir um doce mais leve, a sua cerveja também deve ser leve e de menos teor alcoólico.

Laranja e Tangerina, por serem ricas em vitamina C, auxiliam o fígado a quebrar as moléculas do álcool; Banana, que contém potássio, magnésio e vitamina B6, auxilia na redução dos sintomas da ressaca.

Se a quantidade de álcool for muito grande, o álcool sai do sangue em até 12 horas, mas os efeitos no cérebro continuam - a conhecida ressaca. "O recomendado é que nos casos de consumo excessivo, o motorista espere pelo menos 24 horas para dirigir novamente", afirma.

Leite é fonte de cisteína, aminoácido que protege o fígado contra o álcool. O leite é uma das bebidas mais indicadas para curar ressaca, sabia? Ele é fonte de cálcio, acalma o estômago e ajuda a amenizar o mal-estar causado pela bebedeira.

O que comer antes de beber

  • Banana. Ao ingerir bebidas alcoólicas, o álcool é absorvido pelo estômago e passa a percorrer o corpo pela corrente sanguínea. ...
  • Frutas ricas em água. ...
  • Gorduras boas. ...
  • Sal. ...
  • Café ...
  • Tomate e alimentos ácidos.

Dicas para curar ressaca

  1. Tome muita água. O álcool tem efeito diurético, o que significa que ele aumenta a eliminação de líquidos pela urina. ...
  2. Não exagere no café ...
  3. Aposte nas frutas e em sucos naturais. ...
  4. Coloque mel no seu desjejum. ...
  5. Faça refeições leves. ...
  6. Tenha cuidado com os medicamentos. ...
  7. Faça repouso.

Em primeiro lugar, deite a pessoa alcoolizada de lado, para evitar que ela se engasgue. Se ela estiver consciente, dê água para ajudar o corpo a se reidratar. Em seguida, acione um serviço de emergência ou dirija-se a um pronto-socorro para que ela receba atendimento médico imediato.

Náuseas e vômito: o vômito é uma reação do nosso corpo para livrar o organismo do volume excessivo de álcool e das toxinas presentes na bebida. Ele pode ocorrer logo após a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas, ou no dia seguinte, durante a ressaca.

Os alcoólatras graves podem ter delirium tremens quando param de beber. Delirium tremens é um conjunto de sintomas graves de abstinência de álcool que geralmente afetam pessoas com alcoolismo em estágio avançado. Esses sintomas podem incluir confusão, alucinações e tremores.

Para evitar os efeitos da ressaca moral, o cervejeiro americano Jim Koch bolou uma receita infalível: antes de cada bebida alcoólica, ele ingere uma colher de chá de fermento natural em pó. Koch alega que o fermento natural tem uma enzima chamada álcool desidrogenase capaz de quebrar as moléculas alcoólicas.