É verdade que o megalodon ainda existe?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 4 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

E a batalha pela redução da quantidade de baleias e outras presas pode ter levado o megalodonte à extinção, três milhões de anos atrás. Mas pressões ambientais, como mudanças dos níveis dos mares, também fizeram sua parte. A extinção do megalodonte é um mistério que persiste há muito tempo.

O megalodonte (Otodus megalodon) foi um tubarão gigante que viveu entre 3 e 22 milhões de anos atrás. Mas chamar esse tubarão pré-histórico de “gigante” não faz jus ao que até então apenas se imaginava terem sido suas dimensões.

O tubarão branco (Carcharodon carcharias) é considerado o mais perigoso de sua espécie, alerta o Arquivo Internacional de Ataque de Tubarões (Isaf, na sigla em inglês), do Museu de História Natural da Flórida, Estados Unidos.

Tubarão baleia (Rhiniodon typus)
Comum no Norte e Nordeste. Pode medir até 20 metros de comprimento. É o maior tubarão que existe.

Após novas analises, os pesquisadores agora estão propondo que essa enorme criatura marinha possa ter sido morta por ninguém menos que o grande tubarão branco moderno (Carcharodon carcharias).

O maior dente de megalodon encontrado no estado da Carolina do Sul, com cerca de 16,5 cm, foi vendido em um leilão em 2019 por US$ 2,6 mil (aproximadamente R$ 14,5 mil), mais de cinco vezes o valor esperado. "O dente tem só uma marca na lateral, mas é normal.

Este animal também é grande (alcança 6 m) e foi descoberto apenas em 1976, quando um espécime foi visto nadando no Havaí. Ponto a favor dos defensores de que o megalodon ainda existe?

O tubarão branco “Ironbound” está sendo monitorado pela Ocearch. O maior tubarão do mundo é monitorado desde 3 de outubro de 2019 por pesquisadores da Ocearch, organização sem fins lucrativos que protege os oceanos.

Luis Ernersto explica que um estudo de 2015, baseado no tamanho de 545 dentes, estima que o animal tinha um tamanho médio de 10 metros, podendo chegar a 17 metros de comprimento. "Com essas medidas, o megalodon pode ser considerado o maior tubarão que já existiu".

De acordo com especialistas, o Otodus megalodon poderia chegar até 15 metros, tendo sido extinto há mais de três milhões de anos. Ainda assim, a existência de uma criatura pré-histórica tão assustadora fascina as pessoas, além de alimentar teorias de que ele ainda possa viver nas águas profundas e pouco exploradas.

Após muitos anos de estudo, hoje se sabe que os tubarões não apreciam a carne humana. O que geralmente ocorre é que o tubarão se engana - isso mesmo, eles pensam que um surfista é uma suculenta foca, ou tartaruga. Quando nadamos, produzimos sons e vibrações na água muito parecidas com a das presas do tubarão.

Tubarão branco

1. Tubarão branco. O tubarão branco (Charcharodon carcharias) é o mais agressivo e temido dentre todos os outros.

As três espécies principais, em termos de ataques contra humanos, são os grandes tubarões-brancos, o tubarão-tigre e o tubarão-touro. Mas, apesar de sua presença comum em águas costeiras, o tubarão-martelo muito, muito raramente ataca humanos.

No Brasil existem cerca de 80 espécies, dentre eles o tubarão branco, um dos mais raros.