É verdade que o urubu não come carne humana?

Perguntado por: omachado9 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Sim, urubu pode comer carne humana e diversos registros nos últimos anos comprovam este fato. Como animais que se alimentam de carniça - cadáveres e carcaças - o cheiro de qualquer animal morto pode atraí-los. Assim como acontece com os abutres, que também comem carne humana.

Essa região sem penas está relacionada com a alimentação dessas aves. Como os urubus alimentam-se de carne em decomposição, a cabeça e o pescoço ficam, frequentemente, sujos com os restos desse alimento. Como não há penas na região da cabeça e do pescoço, torna-se mais fácil a limpeza dessa área.

Muitas pessoas querem saber o que urubu come. A ave pode se alimentar não apenas de carne, mas também de outros alimentos em decomposição, como frutos podres. Isso é possível graças a um organismo adaptado que, entre outras características, pode incluir a ausência de plumagem na região da cabeça.

Acontece que os urubus não têm habilidade para caçar, pois as garras de suas patas são ineficientes para essa tarefa. Assim, só lhes resta a carcaça de animais mortos.

A professora de zoologia da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Andréa Bezerra, explica que, na verdade, eles aproveitam os bolsões de ar criados pelo movimento das nuvens de chuva para gastar menos energia voando e observar a área ao redor. Isso porque eles planam.

A medalha de ouro vai para o coala, este lindo e doce marsupial nativo da Austrália. Ele é capaz de dormir 22 horas por dia. O Coala passa a maior parte do tempo entre os galhos de eucalipto e só se movimenta quando a temperatura cai ou sobe.

Uma das habilidades mais incríveis dos urubus é conseguir se alimentar de carne em decomposição, cheia de bactérias. Isso ocorre por conta das adaptações no seu sistema digestório: o valor do pH do suco gástrico dos urubus é 10 vezes mais ácido do que o dos seres humanos!

Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie. Inclusive, é uma comunicação muito semelhante à humana.

Sim, a carne de cavalo pode ser consumida no Brasil. De acordo com o artigo 10 do Decreto 9.013, de 2017, os equinos são considerados como espécies de açougue, portanto, sem impedimentos para consumo. A carne pode ser consumida desde que os animais sejam abatidos em estabelecimentos sob inspeção veterinária.

Os Urubus, por sua vez, mantêm o ambiente em que vivem limpo, eliminando desde carcaças até ossos, sendo responsáveis pela eliminação de 95% das carcaças de animais mortos na natureza.

O ovo de urubu é comestível? Todo este cenário não é animador para quem pensa em comer o alimento gerado por esta ave, não é mesmo? Porém, podemos garantir que o ovo de urubu é comestível. Inclusive, não há restrições científicas sobre a ingestão de ovos, independente da ave em questão.

A forma mais rápida e simples de espantar os urubus de locais indesejados é com o auxílio dos repelentes. Nesse caso, pode ser usado o Repelente Para Urubu ByeBird, que consiste em um gel pastoso e incolor colocado na área desejada.

Os comedores de carniça são denominados detritívoros ou necrófagos, como as hienas, abutres e diabos-da-tasmânia. Muitos invertebrados, como vermes, besouros (da família Silphidae), também comem carniça e têm um importante papel na reciclagem de restos orgânicos animais.

Os predadores naturais dos urubus são as jiboias e as sucuris. Em situações de perigo e em presença de predadores, os urubus vomitam boa parte do alimento que consumiram para alçar voo com rapidez. O tamanho corporal varia entre 56 e 68 cm, o peso médio entre 1100 e 1950 g, com uma envergadura de até 150 cm.

Urubu-de-cabeça-vermelha
Ao serem ameaçados por predadores, essas aves provocam o próprio vômito, botando para fora pedaços de carne semi-digeridas. Eca. Acertou quem imaginou que a sujeira tem um cheiro insuportável.

Segundo médicos ouvidos pelo portal, comer urubu não é recomendável. A ave é necrófaga – se alimenta de animais mortos – e possui bactérias de putrefação que podem provocar infecção alimentar e outros danos à saúde humana.

Depois que a chuva passa, as aves abrem as asas para secar. Usam o bico e as garras para se coçar. Um ritual que repetem várias vezes. Solitário, o urubu se aquece, como se realmente fosse um rei do Sertão.

De modo geral, as únicas variedades de aves que tendem a voar mais alto do que as outras são as aves caçadoras, que usam a sua visão para poder caçar. Quando avaliamos o voo dentro do território nacional, quem lidera é o urubu-do-mundo-novo, ou urubu-rei, que voa a até 400 metros do solo.

Continuar lendo Que bicho come humano?