É verdade que tartaruga cura bronquite?

Perguntado por: rpereira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Mito: Criar um tipo de ave chamada “Canção” ou “Tartaruga” cura a asma. Verdade: Não existe nenhum embasamento cientifico em relação a esta afirmação.

Quem nunca ouviu a história de que jabuti embaixo da cama ajuda a curar asma? Além de nada ser provado, e uma ideia sem fundamento algum, manter o jabuti longe da luz, prejudica e muito a saúde do animal.

salmonella

A salmonella faz parte do microbioma destes répteis e não faz mal a eles, mas ameaça a saúde humana. Pessoas infectadas com a bactéria desenvolvem diarreia, febre e cólicas estomacais dentro de seis horas a seis dias após serem expostas.

Ter um jabuti possui muitas vantagens, eles são dóceis, calmos e não fazem muito barulho, a chance de fugir é bem pequena visto que são lentos e nada ágeis. Eles também não requerem um atenção cautelosa ,com exceção do ambiente onde vai ficar e a alimentação.

AS TARTARUGAS RECONHECEM OS SEUS DONOS? Sem ir ao mar, podemos dizer que elas costumam reconhecer a pessoa que regularmente alimenta ela, mais pelo cheiro do que pela visão.

Considerados pilares para aliviar as crises de asma, remédios como fenoterol e salbutamol fazem efeito rapidamente, dentro de poucos minutos. Como o nome sugere, são substâncias que dilatam os brônquios, reduzindo a dificuldade respiratória, opressão no peito, chiado e demais sintomas da asma.

O preço de uma tartaruga doméstica pode variar entre R$150 e R$500 reais. Essa diferença ocorre por conta dos fornecedores que podem ser criatórios especializados ou pet shops.

No Amazonas, uma das carnes mais apreciadas e consumidas é a de tartaruga. Mas, para não colocar a espécie em risco, só é permitido consumir o animal de criatórios autorizados. Comer quelônio sempre fez parte do cotidiano do amazonense. Os animais eram vendidos em feiras e mercados como são vendidos os peixes.

salmonela

No caso dos répteis, uma das bactérias mais facilmente transmitidas é a salmonela. “É comum encontrá-la nessa classe de animais, em diversos órgãos como estômago, fígado, baço, pulmões e até nos ossos”, esclarece o médico-veterinário Fernando Figliolini.

O jabuti é uma espécie que inúmeras famílias têm como pet, apesar de não ser um animal doméstico. De acordo com a classificação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), nenhum réptil se enquadra na lista de animais de estimação.

Os animais de estimação alternativos incluem os peixes (constituem uma das melhores opções para crianças asmáticas), os répteis, tais como as cobras, (embora exista um risco de exposição a salmonelas) e até mesmo os ouriços, pois não têm pelo nem pelagem; no entanto, estes não são legais em todos os estados do país, ...

É só olhar a face da tartaruga-mordedora e já dá pra perceber que inofensiva ela não é. Nativa das Américas do Norte e Central, a Chelydra Serpentina é uma das maiores espécies de água doce do mundo. E tem uma mordida tão forte que pode arrancar até um membro de algum ser humano desavisado, que se arrisque perto dela.

Isso porque a mordida de tartaruga transmite doenças sérias, com risco toxicológico. Ela absorve muita poluição e substância ruins na água, e isso se acumula em seus corpos ao longo dos anos (as tartarugas vivem bastante). Então, uma mordidinha dela deve ser bem avaliada por um profissional.

Para tratar essa questão, você precisa levar seu pet ao veterinário, que pode receitar um polivitamínico específico para sua tartaruga com a finalidade de corrigir o problema.

Jabuti, 'símbolo de gravidade, prudência e sabedoria'