Em que ano começou a civilização maia?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

1800 a.C.

Resumo. Os maias foram uma civilização pré-colombiana que se desenvolveu na Mesoamérica a partir de, aproximadamente, 1800 a.C. O auge da civilização maia é conhecido como Período Clássico e aconteceu entre 250 d.C. e 900 d.C.

A civilização maia foi uma das mais complexas que habitaram a América antes da chegada dos conquistadores europeus. Ocupou uma região que corresponde hoje à planície de Iucatã, no México, e aos territórios da Guatemala, de Belize e de Honduras.

Decadência dos maias
A civilização maia viveu seu auge durante o período entre 250 d.C. e 900 d.C. Após esse período, os historiadores apontam que foi iniciada a decadência que levou ao desaparecimento deles. Esse período de declínio é conhecido como Período Pós-Clássico.

civilização mesopotâmica

A civilização mesopotâmica é considerada pelos historiadores como um conjunto das mais antigas civilizações. As primeiras formas humanas identificadas na região surgiram por volta do ano 7.000 a.C, no entanto, as primeiras cidades e centros urbanos foram constituídos apenas a partir de 4.000 a.C.

Chamado de “Halach Uinic”, esse líder também ocupava funções militares que o incumbiam de fazer prisioneiros de guerra e oferecer os mesmos como sacrifício para os deuses. A sociedade maia possuía um tipo de organização bastante rígido e primordialmente determinado pelo nascimento do indivíduo.

México

Os maias localizavam-se na Península de Yucatán (Mesoamérica), no sul do México. Eles chegaram a ocupar parte da atual América Central: Honduras, El Salvador, Guatemala e Belize.

Seu núcleo original, porém, foi construído por uma civilização que antecedeu os astecas e os maias. Eram os chamados teotihuacanes, que lá surgiram por volta de 100 a.C..

O principal deus dos maias era Itzmana, considerado o rei dos céus. Ixchel, esposa de Itzmana, era uma deusa responsável pelas chuvas e também pelas inundações. Os maias ainda faziam reverências a outros deuses e elementos da natureza.

Provavelmente os maias desapareceram após uma série de conflitos internos e tensões entre os cidadãos e as classes dominantes. Também teriam entrado em decadência por causa da falta de alimentos. Habitavam a região da Cordilheira dos Andes, nos atuais Peru, Equador, Bolívia e Chile, por volta de 1200 a 1535.

A religião dos maias era politeísta, o que significa que eles acreditavam em diversos deuses. Esses deuses habitavam no Tamoanchan, uma espécie de paraíso que fazia parte da cosmovisão de muitos povos da Mesoamérica.

Conta com 260 dias divididos em três grupos de meses com 20 dias, em que cada dia é contado de 1 a 13. Ele era utilizado para gerenciar atividades agrícolas, pois englobam as estações mais quentes do ano, quando é possível plantar. Esse modelo é baseado na gestação humana que dura aproximadamente 260 dias.

Um novo estudo realizado por arqueólogos norte-americanos e britânicos suporta a hipótese de o fim da civilização centro-americana ter sido provocada por um período de seca extrema.

Os maias. Calcula-se que atualmente haja cerca de 6 milhões de descententes maias. Eles habitam boa parte do que se conhece como Mesoamérica – o sul do México, Guatemala, Belize, Honduras e El Salvador. Apenas no México, falam 30 idiomas diferentes.

Assim, quando os espanhóis chegaram à região, os maias haviam desaparecido enquanto sociedade organizada, deixando apenas suas enormes pirâmides como testemunho de seu esplendor. No entanto, sua cultura e seu idioma sobrevivem até hoje nestas regiões como atestam os milhões de descendentes.

1- Povos indígenas da Austrália, ou aborígenes (50.000 AEC)
Acredita-se que eles vieram através do sudeste asiático, num período onde os níveis do mar eram mais baixos, e as passagens de terra maiores. Pesquisas indicam que eles são a civilização mais antiga do mundo.

Portanto podemos chamar a primeira civilização conhecida de Suméria e localizá-la no sul da Mesopotâmia, atual Iraque. Essa afirmação provêm de estudos e pesquisas que provam que a civilização suméria era composta por diversas cidades e possivelmente Uruk era a maior delas, mas todas eram bastante desenvolvidas.

Çatalhöyük, a primeira cidade da história.

Maria rompe um casamento rico, nobre, que a fizera aceita na sociedade (salvo pelo avô), e parte para uma vida errante e imprevisível. Após a morte de Tancredo, arruinada, perseguirá aventuras cada vez mais mesquinhas, fúteis, embrutecedoras. O texto aprecia-a negativamente.

O grupo social mais poderoso, o dos sacerdotes, monopolizava a escrita e os conhecimentos científicos, principalmente a astronomia e a matemática. Os maias acreditavam que o destino da humanidade era regido pelos deuses, por isso a religião esteve presente em todas as atividades culturais do povo.