Em que idade o homem para de produzir sêmen?

Perguntado por: umarinho . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

O período fértil no homem só acaba perto dos 60 anos de idade, quando os seus níveis de testosterona diminuem e a produção de espermatozoides diminui. Mas, apesar disso, existem casos de homens com mais de 60 anos que conseguem engravidar uma mulher.

Consumir alimentos ricos em antioxidantes
Existem várias vitaminas e minerais que atuam como antioxidantes no organismo, ajudando a aumentar a quantidade de esperma. Dentre esses antioxidantes podemos incluir o selênio, vitamina C (ácido ascórbico), vitamina E, glutationa, coenzima Q10 e I-carnitina.

Vida reprodutiva masculina
Porém, do mesmo jeito as mulheres, entre os 20 e os 40 anos, o homem tem uma facilidade maior de reprodução”, salienta o urologista Ulisses Albuquerque. Depois dos 45 anos, o homem já está com idade masculina avançada ou idade paterna avançada, que acaba dificultando a reprodução.

Espermograma: é capaz de analisar a qualidade seminal e indicar se a produção de espermatozoides é adequada e viável para a fecundação do óvulo. Dosagem hormonal: exame de sangue para verificar a fertilidade masculina, levando em conta a estimulação da produção de espermatozoides pela testosterona.

Varicocele: é a causa mais frequente de infertilidade masculina e é determinada por varizes testiculares que alteram a produção de espermatozoides. Vasectomia: método contraceptivo cirúrgico masculino, cujo objetivo é causar esterilidade que passa a ser um problema quando o homem se arrepende ou muda de parceira.

Teoricamente, não há limite para o número de filhos que um indivíduo pode gerar.

Demora cerca de 70 dias para ser produzido. Mas a fábrica é muito eficiente: um homem saudável produz entre 100 e 200 milhões de espermatozoides por dia, todos os dias.

“Idade, hidratação, dieta e fatores ligados à saúde influenciam nessa quantidade. Quando há diminuição do volume, geralmente associamos à desidratação, aumento de próstata, maior concentração de sódio no organismo e o uso de medicamentos”, informa Passerotti.

E qual é o período fértil do homem? O período fértil masculino começa na puberdade por volta dos 12 anos quando os órgãos sexuais já estão maduros e capazes de produzir espermatozoides. E irá terminar… somente com a chegada da andropausa, que corresponde a algo similar à menopausa feminina!!

Gestação após os 50 anos
Porém, a partir daí, a capacidade reprodutiva feminina diminui gradativamente, com o declínio acentuado da reserva ovariana. Na faixa dos 50 anos, a probabilidade de existirem óvulos capazes de serem fecundados naturalmente é quase nula.

Sim, é possível engravidar sozinha. A gravidez independente, também conhecida como gravidez monoparental, é quando as mulheres solteiras optam por engravidar sem a necessidade de um parceiro do sexo masculino que, só é possível, graças ao avanço da medicina reprodutiva, bem como das técnicas de reprodução assistida.

Respondendo objetivamente, o coito interrompido não é o método mais eficaz para evitar uma gravidez não planejada. Segundo estudos, sua eficácia é de cerca de 78%, ou seja, aproximadamente 2 entre 10 mulheres poderão engravidar utilizando-o.

Mas fica a dúvida: é possível engravidar na menopausa? Não. Se a mulher estiver, de fato, no período da menopausa não é possível engravidar sem um tratamento de medicina reprodutiva.

Veja as probabilidades de engravidar de gêmeos, a seguir:

  1. Coito Programado – 10% de chance de gestação múltipla;
  2. Inseminação Artificial – também 10% de chance de gestação múltipla;
  3. Fertilização in Vitro – 20 a 25% de chance de resultar em gêmeos e 5% em trigêmeos.

Quais os impactos no corpo de quem ejacula todos os dias? Quando o homem ejacula todos os dias, pode haver uma perda de nutrientes essenciais, como zinco e vitamina C. Além disso, a ejaculação frequente pode levar ao desequilíbrio hormonal, o que pode afetar a libido e a fertilidade.

Engravidar depois da menopausa pode, sim, ser possível. Não que uma concepção natural sob essa condição tenha se tornado viável — o que vemos, raramente, são casos de mulheres que engravidam durante o climatério, período pré-menopausa no qual ainda há ovulação.

A posição em que a mulher se encontra de quatro é geralmente chamada de “cachorrinho”, sendo uma das favoritas da maioria dos casais, tanto pela sua praticidade quanto por sua eficácia. O motivo de tal posição ser tão recomendada para quem quer engravidar é simples: ela é ideal para quase todas as mulheres.

Não existem evidências de que uma posição específica ou determinado momento do ciclo menstrual aumentem a probabilidade de ter uma filha”. Para descobrir o que a ciência diz, vamos nos aprofundar um pouco mais nas alegações do doutor Shettles e em outros mitos sobre a concepção.

Porém, ela pode durar qualquer período entre alguns meses a cerca de 8 anos (3, 6). Cerca de 1 em cada 10 pessoas pode vivenciar a transição de forma mais abrupta, com apenas alguns meses de irregularidade menstrual. Essas pessoas também tendem a relatar menos sintomas, como as ondas de calor (3).

Nesse tempo (que pode levar anos) a mulher começa a sentir mudanças no seu corpo, indicando a chegada da menopausa.

  1. Menstruação irregular. O principal sintoma que define a proximidade da menopausa é a irregularidade na menstruação. ...
  2. Ondas de calor. ...
  3. Oscilações de humor. ...
  4. Mudanças urogenitais. ...
  5. Alterações do sono.