Estou com dor de garganta posso tomar azitromicina?

Perguntado por: icardoso . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Para o tratamento da faringite estreptocócica (infecção da faringe causada por Streptococcus) em crianças, foi demonstrada a eficácia de azitromicina di-hidratada administrado em dose única diária de 10 mg/kg ou 20 mg/kg, por 3 dias. Não se deve exceder a dose diária de 500mg.

Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno. Em geral, os anti-inflamatórios são mais efetivos que os analgésicos, mas têm taxas de efeitos colaterais um pouco mais elevadas (leia: ANTI-INFLAMATÓRIOS | Ação e efeitos colaterais).

Seu pico de ação é após 2 a 3 horas da administração por via oral de azitromicina di-hidratada.

Para o tratamento da faringite estreptocócica (infecção da faringe causada por Streptococcus) em crianças, foi demonstrada a eficácia de azitromicina di-hidratada administrado em dose única diária de 10 mg/kg ou 20 mg/kg, por 3 dias. Não se deve exceder a dose diária de 500mg.

O alívio na dor pode ser proporcionado através de medicamentos específicos para isso, ou o consumo de mel, chá morno de limão ou gengibre. Balinhas de gengibre também aliviam o incômodo. Gargarejos com água e sal também são bem vindos para aliviar a sensação de queimação e ranhura.

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

Chá de camomila com mel
Outro ingrediente conhecido para dor de garganta é a camomila, que tem forte ação anti-inflamatória, adstringente e estimuladora do sistema imunológico, o que ajuda a acalmar a garganta. O mel ajuda a hidratar os tecidos irritados e, de quebra, torna o chá mais doce e saboroso.

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.

Como se usa. doses em termos de azitromicina. tomar o medicamento 1 hora antes ou 2 horas após as refeições. 500 mg, 1 vez por dia, durante 3 dias.

Em relação ao tratamento de infecções de origem odontológica a primeira escolha é a amoxicilina. A azitromicina apresenta ação bacteriostática tanto sobre bactérias aeróbias quanto anaeróbias, mas não tem ação sobre bactérias produtoras de penicilinase.

A escolha desses três antibióticos residiu no fato de que a amoxicilina (e amoxicilina-clavulanato) tem indicações semelhantes às da azitromicina (tratamento de infecções de vias aéreas) e não tem efeitos cardíacos.

Sim! Mesmo uma simples dor de garganta deve passar por avaliação a fim de identificar o agente causador. De modo geral, as infecções e inflamações são simples de serem resolvidas. No entanto, quando se tornam persistentes e há agravamento no quadro, a recomendação é buscar auxílio médico imediato.

A causa mais comum de dor ao engolir é um vírus como um resfriado ou gripe. Infecções sinusais também podem ser a culpa. A dor na garganta é provavelmente causada por amígdalas inflamadas, tosse ou irritação causada por gotejamento dos seios da face.

Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.