Estou passando mal ou mau?

Perguntado por: imonteiro8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

“Mal” é antônimo de “bem”. Já “mau” é antônimo de “bom”. Essa simples regra é suficiente para ajudar na hora de escrever.

Por outro lado, a palavra mal, escrita com a letra l significa o contrário de bem. A palavra mau, escrita com a vogal u, é gramaticalmente classificada como adjetivo, ou seja, ela atribui qualidade ou estado aos substantivos (pessoas ou coisas).

O termo mal (com a letra “l”) é utilizado como um substantivo, advérbio ou conjunção. Já o termo mau (com a letra “u”) é utilizado como adjetivo que transmite uma “qualidade”.

Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem mau, só pratica o mal. Pela oposição: Ele é um homem bom, só pratica o bem.

MAU vem do latim malus e é o contrário de BOM. Nesse caso, o termo exerce somente a função de adjetivo.

Foi mal é a forma correta da expressão popularmente usada como um pedido de desculpa.

A resposta para essa pergunta é simples: as duas formas existem e estão certas. Elas só são usadas em diferentes situações. Mal é o contrário de bem. Mau é o contrário de bom.

Que faz maldades: 1 malvado, maldoso, maléfico, malévolo, maldito, cruel, perverso, desumano, vil, insensível, desalmado, impiedoso, inclemente, duro, frio, feroz, odioso, malevolente, molesto, pravo. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

A palavra mal com “l” é antônima de bem. Portanto, para usá-la da forma correta basta lembrar qual termo é seu contrário. Exemplos: Estou me sentindo mal essa manhã.

Mal com "l" => é usado como substantivo ou advérbio e oposto (antônimo) de "bem". Exemplo: A minha mãe cozinha muito mal./ A minha mãe cozinha muito bem. Mariana se comportou muito mal na sala de aula./ Mariana se comportou muito bem na sala de aula. Mal me viu, fez logo cara feia./ Quando me viu, fez logo cara feia.

As duas formas estão corretas, mas mau é antônimo de bom e mal é antônimo de bem.

Para que os alunos consigam reconhecer a diferença de uso entre as palavras com L ou U, é importante destacar que o "U" é usado no final da palavra quando ele sozinho é tônico: baú, Jaú. O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral.

Exemplos com mal:
Estava me sentindo mal, por isso resolvi ir ao médico. Eu prefiro deixar de fazer, que fazer mal feito. Eu perguntei como ela estava, me disse que mal. É complicado não estar mal diante do atual contexto.

Mau com 'u' é um adjetivo - qualifica um substantivo - e significa algo ou alguém que faz maldades, maléfico. Aquela criança tem um mau comportamento.

Expressão que significa melhor do que se esperava razoável. Nada mau seu primeiro desenho!

Você precisa saber o seguinte: mau é um adjetivo e mal é um advérbio. Isso significa que devemos escrever mau com "u" sempre que qualificar um substantivo: "mau pressentimento", "mau humor", "mau profissional", "lobo mau"...

Mal” é o antônimo de bem. A palavra “mal” é um advérbio de modo, se referindo sempre a um verbo, e também pode ser utilizada como substantivo, quando significa “doença”, por exemplo. Como advérbio, pode significar algo que foi feito de forma errada.

Conceituação de bem e mal
O bem é, por vezes, visto como algo que implica a reverência pela vida, continuidade, felicidade ou desenvolvimento humano, enquanto o mal é considerado o recipiente dos contrários.

Quando se usa mal e mau? “Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito.