Faz bem comer 1 vez por dia?

Perguntado por: uvilela . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Ao realizar apenas uma refeição por dia estará reduzindo a ingestão de nutrientes importantes para o corpo, resultando, a longo prazo, em complicações de saúde física e mental. Alguns sintomas podem aparecer como: cansaço extremo, dores de cabeça, confusão mental e irritabilidade entre outros.

A dica de comer de três em três horas é uma recomendação comum entre nutricionistas. A ideia é que ao se alimentar várias vezes por dia, fica mais fácil controlar a fome.

Ansiedade. A ansiedade, assim como a irritabilidade, também são sinais de que você não está comendo o suficiente. Isso porque, ao ingerir menos alimentos, você acaba desencadeando uma deficiência de nutrientes e calorias. Essa deficiência irá interferir na produção de substâncias do seu cérebro.

A primeira refeição do dia e uma das três mais importantes, perdendo apenas para o almoço e jantar, em muitos casos não tem a importância que deveria. Durante o sono, somos sustentados por nossas reservas corporais de nutrientes.

Pode provocar o catabolismo
Além disso, pular a refeição também pode levar o corpo a passar pelo catabolismo durante a noite. Por isso, esse hábito não é aconselhável para quem tem a hipertrofia como objetivo. Ou seja, para quem deseja ganhar massa magra, também chamada de massa muscular.

A bibliografia científica sugere que o jejum intermitente está associado a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo, em torno de 8 a 12 semanas, com redução de 0.1 a 0.6 kg por semana (ou 3 a 8% de perda de peso desde o início).

Há um consenso mundial de que as principais refeições do dia são: café da manhã, almoço e jantar.

Existe uma teoria que ficar sem jantar emagrece, mas será que isso é mesmo verdade? Na verdade, o que realmente pode provocar a perda de peso é o déficit calórico, que é consumir menor calorias do que se gasta, e não pular uma refeição ou outra.

Como fazer a dieta OMAD
É possível beber água durante o jejum de 23 horas, assim como café e chá sem açúcar ou adoçante. Você também deve consumir a única refeição em uma quantidade comum, não em uma porção maior do que a de costume. Fora isso, seus seguidores podem (em teoria) comer o que quiserem.

De acordo com o estudo, a não se alimentar direito pode acarretar o desenvolvimento de doenças e problemas de saúde como: Diabetes tipo 2: ligada ao exagero em comidas doces, além de estar relacionada à grande ingestão de alimentos com muita farinha.

Os coreanos fazem questão das suas três equilibradas refeições por dia e também não abrem mão do seu chá, que é servido muito quente no inverno ou bem gelado no verão. Eles o bebem como água.

Comer menos faz com que você viva mais, mas apenas se você for um animal de laboratório. Uma revisão dos avanços da ciência sobre a restrição calórica mostrou seu impacto positivo no metabolismo. No entanto, a grande maioria dos estudos foi feita com ratos, moscas, vermes e leveduras.

Desde o início dos anos 1930, verificou-se que uma redução de 30% da quantidade de alimento consumido por dia proporcionou vida mais longa e ativa a minhocas, moscas, ratos, camundongos e macacos.

Esse último é armazenado no fígado e nas fibras musculares, levando água com ele. Dito isso, o corpo consome primeiro o glicogênio e, nesse processo, a água também vai saindo, dando uma sensação de que o músculo murcha.

Conheça os cinco principais benefícios do café:

  1. Boas sensações. ...
  2. Ações antioxidantes e anti-inflamatórias. ...
  3. Reduz doenças crônicas. ...
  4. Auxilia na atividade desportiva. ...
  5. Efeitos no apetite.

Como foi observado, a água desempenha um papel importante no processo de emagrecimento, pois causa a sensação de saciedade, proporciona um melhor rendimento em exercícios físicos, regula o metabolismo, participa da queima de gordura e reduz a retenção de líquidos.