Faz mal caminhar de manhã e de tarde?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Andar faz bem a qualquer hora do dia ou da noite, mas estudos indicam que caminhar de manhã traz benefícios adicionais. O que está em jogo aqui não é apenas o valor do movimento, mas também da luz.

Ao caminhar regularmente, as válvulas do seu coração passam a trabalhar mais — fator que estimula a circulação de hemoglobina e melhora a circulação de oxigênio no corpo. Dessa forma, você tem menos chances de sofrer com doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e infarto agudo do miocárdio.

Caminhe mais que uma vez por dia.
Você pode achar mais fácil caminhar 30 minutos duas vezes do que caminhar uma hora. Além disso, dividir a caminhada ajuda a manter seu metabolismo acelerado, assim você queima mais calorias mesmo que não esteja se exercitando.

Segundo um estudo, caminhar na parte da tarde pode ser melhor. Isso mesmo que você leu. Cardiologistas recomendam caminhadas na parte da tarde, principalmente para quem tem problemas cardíacos, pois as fibras do coração já estão aquecidas o suficiente para iniciar a atividade.

Evite roupas apertadas que possam dificultar a respiração e os movimentos. Antes de caminhar, procure fazer uma refeição leve, à base de frutas e sucos. E não esqueça de manter a hidratação adequada antes, durante e após a atividade física. Beba água.

Nunca pratique exercícios em jejum. Procure caminhar sempre com a cabeça centrada e o olhar direcionado para frente, em linha reta. Os ombros devem estar relaxados e alinhados e não devem ser inclinados para frente ou para os lados. Durante a caminhada, deve-se alternar o movimento dos pés e braços.

No fim do dia de caminhada, é importante ingerir bastante água e líquidos ricos em carboidratos para ajudar na reidratação, como sucos e vitaminas. Logo após o fim do esforço físico, deve-se consumir uma barra de cereal proteica ou um suplemento de proteína para iniciar o processo de recuperação muscular.

Logo ao acordar, 30 a 40 minutos antes do exercício, aposte nos carboidratos de baixo índice glicêmico – aqueles que liberam o açúcar no sangue de forma gradativa – garantindo energia por toda a atividade. Pão integral, iogurte desnatado sem açúcar e frutas com aveia são boas opções.

"Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de apenas 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana", explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp.

Caminhada em jejum faz emagrecer mais rápido
A prática de atividade física aeróbica em jejum auxilia no processo de emagrecimento, porque a fonte de energia usada é a gordura acumulada no corpo. Desse modo, é possível queimar gordura e aumentar o gasto calórico.

Caminhar pelo menos 30 minutos por dia, de 3 a 4 vezes por semana e manter a regularidade da atividade física; Variar a intensidade e a velocidade da caminhada; Evitar a monotonia, procurando variar o percurso.

De acordo com a entidade, adultos devem realizar de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana. Simplificando: 22 a 43 minutos por dia. Porém, se a rotina de exercícios for intensa, o número é menor ainda: de 75 a 150 minutos por semana. Algo que dá em torno de 11 a 22 minutos por dia.

Como um exercício aeróbico que promove queima calórica, a caminhada permite perder a barriga e é eficiente para a perda de peso. Essa atividade faz parte das indicações da Organização Mundial da Saúde, que sugere que as pessoas pratiquem atividades leves e moderadas por pelo menos 150 minutos por semana.

Treinar duas vezes ao dia queima mais calorias
Treinar duas vezes facilita ainda mais o gasto calórico. Ou seja, quanto mais você se exercita, mais calorias são queimadas.