Faz mal comer carne com varejeira?

Perguntado por: rnogueira7 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Se você comeu carne e depois reparou que havia nela ovos de mosca, é provável que tenha ingerido alguns ovos de mosca varejeira. O que deve fazer, imediatamente, é procurar um médico, que provavelmente irá receitar alguns vermífugos para expulsar as larvas que já possam ter eclodido dos ovos.

É seguro comer um alimento em que uma mosca pousou? A comunidade científica aponta que, na prática, o risco de adoecer por causa disso é relativamente baixo.

Inicialmente, há prurido intenso e posteriormente dor local nas miíases que acometem as áreas cutâneo-mucosas, podendo ocorrer infecção secundária. Nas situações de miíases acidentais (intestinais ou urinárias), o diagnóstico pode ser realizado através de endoscopia digestiva e cistoscopia.

Não se preocupe, larvas de moscas não causam parasitoses , sendo destruídas pelo suco gástrico do estômago.

Agora, se você está se perguntando o que acontece se alguém engolir, acidentalmente, os ovos ou as larvas das moscas, a resposta não é nada animadora. Na verdade, as larvas podem se hospedar no intestino ou no cólon e começarem a se alimentar dos tecidos do corpo, provocando lesões e infecções.

Se isso acontecer, você precisa descartar o alimento. Isso mesmo, esse inseto carrega diversos componentes, como bactérias, fungos, vírus e ovos de vermes, já que se alimentam de material orgânico em decomposição, principalmente de fezes.

Troca do alimento
Geralmente, quando o fato é relatado [com foto e nota fiscal], eles têm como regra a política da substituição". Outra opção para o cliente é entrar em contato diretamente com o estabelecimento que vendeu o produto. "Pela Lei, eles são solidários. Todos respondem perante o consumidor".

Redi concluiu que, ao pousar na carne, as moscas depositam seus ovos, de onde surgem as larvas, comprovando que a vida só se origina de outra pré-existente e refutando a "Teoria da Geração Espontânea”, que começou a perder credibilidade.

O que deve fazer, imediatamente, é procurar um médico, que provavelmente irá receitar alguns vermífugos para expulsar as larvas que já possam ter eclodido dos ovos.

Quando a mosca pousa na comida, o alimento deve ser descartado pois a contaminação por microrganismos já ocorreu. Assim, para evitar a proximidade das moscas podemos: – armazenar o lixo em lixeira fechada: superfície lisa, higienizada com agua sanitária e a lixeira também deverá ser lavada.

No caso da ingestão de larvas de moscas, por exemplo, o próprio trato gastrointestinal as neutraliza durante a digestão. Contudo, se elas adentrarem a pele, o couro cabeludo ou a boca, podem provocar a chamada miíase, uma infecção na qual vivem sob a pele, diz a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Água sanitária
Caso elas estejam dentro do saco de lixo ou da lixeira, basta fechar o saco ou o recipiente para que elas se sufoquem com o produto. Lembre-se de ter cuidado ao manusear a água sanitária, que é um produto forte e tóxico.

De modo geral, o tratamento da miíase consiste em remover as larvas da pele. Para isso, é preciso, primeiro, limpar a ferida e anestesiar a região. Depois, com o auxílio de uma pinça, é feita a retirada das larvas, uma a uma.

Causas da Miíase
A bicheira é causada pela mosca varejeira que pousa na pele ferida e coloca mais de 200 ovos. Esses ovos se transformam em larvas em menos de 24 horas. Depois de se alimentarem por um período no tecido humano, elas caem e se escondem no solo, em forma de pupa, para dar origem a uma nova mosca.

Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas. Estas geralmente ficam agrupadas, são vermiformes, esbranquiçadas, movimentam-se muito, não gostam de luz e alimentam-se ativamente. Após um período de 5 a 8 dias, as larvas abandonam a matéria orgânica onde estavam instaladas.

Causada pelas moscas Cochliomyia hominivorax, Callitroga macelaria e espécies do gênero Lucilia, assim que os ovos eclodem as larvas se instalam no ferimento e passam a alimentar-se com o tecido vivo ou necrosado que encontram no local.

Tratamento de miíase
A base para o tratamento da miíase após adequada identificação do quadro, envolve remoção mecânicas das larvas. #Ponto importante: Não há indicação de prescrever rotineiramente antibióticos ou antiparasitário, embora a infecção bacteriana secundária possa complicar a infestação.