Faz mal comer linguiça mal passada?

Perguntado por: ivasconcelos . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Carne suína malpassada traz riscos à saúde? MITO! Assim como a carne bovina, desde que a carne apresente o selo de segurança, seguindo as legislações internacionais vigentes, ela pode ser consumida mal passada.

Consequências do consumo de carne estragada
O que pode acontecer são infecções gastrointestinais graves causadas por bactérias. Além disso, essas bactérias também podem chegar ao intestino e causar graves casos de febre e diarreia.

O infectologista Jean Gorinchteyn, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, diz que as pessoas devem tomar muito cuidado ao ingerir alimentos crus ou mal passados como carne vermelha, peixes e ovos.

Linguiças consumidas com moderação e equilíbrio são importantes fontes de proteínas, mas em excesso podem causar obesidade e aumento do colesterol devido ao seu alto teor de gordura saturada.

Assim, o consumo excessivo de linguiça não é aconselhado por especialistas da área da saúde. “Apesar do frango ser uma carne magra, todos os tipos de linguiças são considerados alimentos gordurosos, pois recebem adição de gordura.

Como se explica então a vermelhidão que jorra da carne apenas selada? O veterinário paulista Diogo Garnica é categórico: “O líquido vermelho que encontramos na carne mal passada não é sangue. Ele é uma substância que é uma proteína, chamada mioglobina, que tem coloração vermelha”, explicou.

É possível verificar o ponto da carne através de sua consistência. Pressione a carne e observe sua consistência e utilize a sua mão como referência para comparação. Com a mão aberta, aperte a “almofadinha” da sua mão. Caso a carne esteja com a mesma consistência, a carne está mal passada.

Quando estragada, ela costuma estar pegajosa, com uma textura viscosa e um pouco escorregadia. Caso isso esteja somado à presença de manchas e um cheiro de azedo (ou de amônia), pode ter certeza que o alimento já passou do ponto.

Como saber se a linguiça está estragada
Revestimento pegajoso: a superfície mais pegajosa do que o normal pode indicar a presença de fungos; Manchas 'coloridas': sinais azulados, amarelados ou esverdeados têm grandes chances também de serem fungos; Recheio 'aerado': a tripa da linguiça costuma ser densa e compactada.

Ele pode perder o sabor dentro de três meses. Se o produto escurecer, ou ficar com o gosto azedo, é hora de jogar no lixo. Não há muita margem de manobra com as carnes processadas. Não arrisque mais do que um dia depois da data.

4 passos para tratar uma intoxicação alimentar em casa

  1. Beber muitos líquidos. ...
  2. Repousar. ...
  3. Fazer uma alimentação leve. ...
  4. Tomar carvão vegetal.

O ponto da carne
Malpassada: para não correr o risco de contaminação por micro-organismos, o cozimento tem que atingir pelo menos 70 °C. Ao ponto: garante não só o aproveitamento das proteínas como facilita a mastigação e a digestão. Passado demais: torrar a carne (ainda mais no carvão) gera elementos cancerígenos.

quatro minutos

A carne malpassada tem um aspecto específico, ela possui a coloração interna rosada opaca e levemente dourado na parte externa. Para chegar ao ponto malpassada, a carne deve ficar no fogo por quatro minutos em uma temperatura de 55ºC a 60ºC.

Wally's Porterhouse

Chegamos à carne mais cara do mundo, chamada de Wally's Porterhouse, vendida pela Wally's Wine & Spirits, que fica em Las Vegas, nos Estados Unidos. A casa oferece 1,7 kg dessa carne por um precinho que cabe no bolso: US$ 20 mil, o equivalente a R$ 106 mil reais!

Por serem feitas de celulose ou plástico, os invólucros sintéticos não são comestíveis.

Continuar lendo Pode dar uma passada?