Faz mal comer muito ovo cozido?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

De acordo com a nutricionista, o consumo exagerado de ovos pode contribuir para exceder as recomendações diárias de proteínas, o que pode desequilibrar em longo prazo as funções renal e hepática.

Ovo aumenta o colesterol
O aumento dos níveis de colesterol de uma pessoa está relacionado com a ingestão de gordura saturada, presente nos alimentos industrializados. Além de não fazer mal, a composição nutricional do ovo pode ajudar a reduzir a absorção do colesterol ao organismo.

Cuidado com o excesso
De acordo com a nutricionista, o consumo exagerado de ovos pode contribuir para exceder as recomendações diárias de proteínas, o que pode desequilibrar em longo prazo as funções renal e hepática.

Alguns estudiosos afirmam que comer um ovo como fonte de proteína antes de dormir pode ajudá-lo a dormir melhor. O consumo de cerca de 6 gramas de proteína (o equivalente a um ovo) proporciona um bom equilíbrio de açúcar no sangue durante a maior parte do tempo em que você está dormindo.

Além disso, ele é menos calórico: um ovo frito tem em média 107 calorias, enquanto o cozido tem apenas 75.

Quem tem colesterol alto pode comer ovo? Sim! Como vimos, não há uma relação direta entre o seu consumo e o aumento dos níveis de colesterol endógeno (o que fica dentro do corpo), desde que essa ingestão respeite alguns limites. Ou seja: nada de exageros.

Então, sem mais delongas, comer ovo diariamente não faz mal à saúde. Juntamente com uma alimentação equilibrada pode até trazer vários benefícios para o organismo. Por exemplo, ajudar a controlar o colesterol, favorecer o ganho de massa muscular ou prevenir doenças nos olhos.

Os ovos, sozinhos – uma unidade grande tem cerca de 185 miligramas de colesterol, tudo isso contido na gema –, tiveram o mesmo efeito "quanto mais, pior". Cada meio ovo adicional ao dia foi associado a um risco aumentado de 6 por cento de doença cardiovascular e um aumento de 8% no risco de morte prematura.

Mas outra característica do ovo o tem colocado algumas vezes na categoria de "vilão" da saúde: o seu alto teor de colesterol, que costuma ser associado a um risco aumentado de doenças cardíacas.

Por isso, não é somente o ovo que promove a redução do peso, mas sim a restrição calórica. Nesses casos, é possível que o ganho de peso retorne assim que voltar à rotina alimentar normal, o que não é saudável e pode causar o “efeito sanfona”, afetando também a autoestima.

Quais são os benefícios do ovo?

  • Contribui para aumentar a massa muscular. ...
  • Ajuda a memória e concentração. ...
  • Auxilia na perda de peso. ...
  • Melhora o sistema imunológico. ...
  • Ajuda a reduzir o colesterol ruim e a aumentar o colesterol bom. ...
  • Combate a anemia. ...
  • Previne o envelhecimento precoce. ...
  • Mantém a saúde dos ossos e dos dentes.

Seus altos índices de proteínas e vitaminas A, D e B12 fazem dele um alimento cheio de nutrientes que costuma ser recomendado por especialistas. Por outro lado, um de seus principais componentes é a gordura, relacionada ao aumento do colesterol no sangue, o que pode levar a problemas cardíacos.

Os 6 melhores alimentos do mundo

  1. Leite materno. É sabido que o leite materno é o melhor alimento que existe, e segundo especialistas não há nenhum que chegue perto da sua qualidade. ...
  2. Ovo. ...
  3. Óleo de coco. ...
  4. Quinoa. ...
  5. Azeite de oliva. ...
  6. Cúrcuma.

Um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que a ingestão integral do ovo (clara+gema), mantendo proporções de 1.8g de proteína por kg de peso, é mais eficiente na hora de aumentar a massa muscular.

A colina, nutriente encontrado na gema do ovo, protege o fígado contra uma grande variedade de substâncias tóxicas ao mesmo tempo em que atua na desintoxicação de metais pesados.

Benefícios do ovo cozido à noite
O consumo dos ovos no período noturno é essencial para garantir que o processo de catabolismo não se inicie durante o sono, sendo ideal para as pessoas que desejam manter e desenvolver a massa muscular sem riscos de ganhar peso.