Faz mal dar chá de erva doce para recém-nascido?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Bebês podem tomar chá de erva-doce? O indicado é que o bebê tome chá de erva-doce apenas a partir dos 6 meses de idade. A planta é ótima para aliviar cólicas e acalmar os pequenos nos períodos de dor.

Em geral, uma quantidade média para dar ao bebê é de 50 ml, mas lembrando que o chá não deve substituir água, leite ou outros alimentos da introdução alimentar. O excesso de chá também não é indicado aos bebês, uma vez que pode deixar a criança sonolenta.

“Faz mal dar chá de camomila ou erva-doce para um bebê com menos de 2 meses? E para crianças maiores?” O uso de chás para aliviar desconfortos típicos dos recém-nascidos, como cólicas e gases, é um hábito bastante antigo. Mas, apesar de popular, não é recomendado.

Como fazer chá de erva-doce

  1. Esmague e pique cerca de 1,5g de sementes da erva-doce.
  2. Em uma chaleira, aqueça uma xícara de água até fever.
  3. Adicione então a erva-doce picada ao líquido, desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe a bebida descansar por cerca de 10 minutos.
  4. Coe e adoce a gosto.

5 dicas simples para aliviar os gases do bebê

  1. Massagear a barriga do bebê ...
  2. Preparar adequadamente o leite do bebê ...
  3. Dar mais água para o bebê ...
  4. Preparar corretamente os mingaus. ...
  5. A mãe deve evitar comer alimentos que provocam gases.

Combater má digestão; Fortalecer o sistema imunológico; Aliviar dores de cabeça; Ter um efeito ansiolítico, calmante.

Camomila: além das propriedades calmantes, o chá também ajuda a diminuir a frequência das cólicas; Erva doce: auxilia no sistema digestivo e no alívio de gases e cólicas, além de ser bem aceito por conta do sabor naturalmente adocicado; Capim-santo: excelente para ajudar no funcionamento do intestino do bebê.

O documento orienta a não oferecer água, chás e quaisquer outros alimentos para bebês de até seis meses de idade. Isso porque o leite materno possui a quantidade ideal de água e de outros nutrientes e vitaminas essenciais para o desenvolvimento adequado do bebê nessa faixa etária.

Bem, a resposta para essa pergunta é NÃO. O recém-nascido deve tomar de forma exclusiva o leite materno até pelo menos 6 meses de vida. O leite materno tem vitaminas importantes para o desenvolvimento do bebê e ele não precisa de nenhum outro liquido (chá, água, etc…) ou alimento.

5. Alimentação da mãe

  • Brócolis, couves, couve-flor, couve-de-bruxelas e alguns outros tipos de hortícolas da família das crucíferas;
  • Pimentos, pepino e nabo;
  • Feijão, grão, favas, lentilhas e ervilhas;
  • Chocolate.

A cólica em bebês, como já explicamos, é mais dolorosa para os pequenos e acompanha alguns outros sintomas. Já os gases, por si só, são normais (até mesmo para os adultos). Eles não são grandes incômodos para o bebê, desde que não haja excesso, o que pode ocasionar a cólica e o desconforto na criança.

Se você suspeita que seu bebê está com cólica, preste atenção se ele:

  1. Encolhe e estica as pernas.
  2. Arqueia as costas.
  3. Mexe os braços e pernas.
  4. Fica o rosto corado ou avermelhado enquanto chora.
  5. Fecha as mãozinhas.
  6. Parece estar com dor.
  7. Está com a barriga inchada e solta gases.

O gás é uma ocorrência natural e comum em recém-nascidos. Os gases, geralmente, surgem nas primeiras duas semanas do pequeno e acontecem devido ao fato do sistema digestivo dele ainda estar em processo de desenvolvimento. Embora alguns pareçam não ter problemas com gases, outros podem ficar com um desconforto.

Qual o melhor horário para tomar o chá de erva doce? Não há um horário indicado, mas se for para relaxar pode ser tomado a noite, ou para melhorar a digestão tome uma xícara após as refeições.

O que é então? Os bebês muito pequenos não têm uma maturidade adequada do intestino, não sabem usar adequadamente os mecanismos necessários para fazer cocô, portanto fazem força de forma ineficaz, pois não conseguem relaxar o intestino adequadamente. Isso gera um desconforto, dificilmente gerando dor forte.

Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo. Além disso, o uso de alguns chás na amamentação também pode provocar cólicas no bebê.

Movimentar o corpinho do recém-nascido pode ajudar a dissipar os gases. Uma boa maneira de fazer isso é deitando a criança de barriga para cima e fazer movimentos de dobrar e esticar as pernas, como se ele estivesse pedalando. Essa compressão vai ajudar a dissolver e soltar os gases.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.