Faz mal passar bicarbonato na pele?

Perguntado por: uamorim . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

O Bicarbonato de Sódio é uma substância cáustica, ou seja, potencialmente irritante para a pele. Desse modo, o seu uso pode provocar coceira, vermelhidão e outros efeitos colaterais bem desagradáveis. Essa agressão costuma inflamar a pele, piorando a situação devido a hiperpigmentação da área irritada.

Quando utilizado em doses excessivas, o bicarbonato de sódio pode provocar edemas em pacientes que tenham predisposição à retenção de líquidos. Náusea e vômitos também são sintomas comuns. Pode ocorrer também a diminuição da urina e da absorção dos anticoagulantes.

Para utilizar o bicarbonato de sódio como esfoliante corporal, misture 3 colheres de sopa de bicarbonato com a mesma medida de água ou óleo de coco. Faça movimentos circulares suavemente na área tomando cuidado para não agredir a pele. Enxágue em seguida e passe o seu hidratante corporal de costume.

A esfoliação com bicarbonato de sódio é uma ótima opção para clarear a virilha e axilas, pois promove a remoção da camada mais superficial da pele e, assim, ajuda a clarear gradualmente as manchas.

Os tratamentos com ácidos são bastante utilizados para clarear a pele, já que se mostram bastante eficazes até mesmo no combate das marcas mais resistentes. Um exemplo é o Ácido Retinoico, derivado da Vitamina A. Ele é indicado no tratamento de hiperpigmentação, manchas, sardas e linhas de expressão.

O bicarbonato de sódio, assim como o leite de magnésia, costuma ser usado como desodorante caseiro (ou desodorante vegano), já que neutraliza o pH da pele e diminui a proliferação das bactérias responsáveis pelo mau cheiro nas axilas.

Bicarbonato não clareia os dentes
A verdade é que o bicarbonato de sódio não tem efeito nenhum no clareamento dental. Sua suposta ação clareadora tem a ver com a limpeza que ele promove na camada superficial do esmalte. Logo, dando a impressão de que os dentes estão mais brancos. Sim: é tudo ilusão de ótica!

Misturar a água com o bicarbonato de sódio até obter uma pasta homogênea. Depois, aplicar essa pasta sobre a pele, realizando movimentos circulares e leves por 5 minutos. Em seguida, lavar com água morna e sabonete neutro, até eliminar todo o resíduo do esfoliante, e secar com uma toalha macia.

Contra-indicações de Bicarbonato de Sodio
O Bicarbonato de Sódio é contraindicado para pacientes com alcaloses metabólicas ou respiratória, pacientes com perda de cloreto causada a por vômito ou drenagem gastrintestinal; pacientes com hipocalcemia; durante a gravidez e em crianças menores de 2 anos.

Bicarbonato de grau farmacêutico
É o bicarbonato considerado o mais puro e da melhor qualidade . Sua fabricação inclui ações adicionais, como análises e etapas de refino mais avançadas do que os outros dois bicarbonatos. Portanto, é mais caro. Principalmente para uso interno, você não precisa se preocupar em usá-lo.

Basta adicionar 0,125 de uma colher de chá de bicarbonato de sódio e 0,25 de uma colher de chá de sal marinho a um copo de água fria. Essa mistura deve aliviar seus sintomas.

Em quantidade adequada e combinado com outras substâncias importantes para a saúde bucal, o bicarbonato pode, sim, fazer parte da sua escovação diário. Como você já viu, as pastas de dente com essa substância passaram por testes de desenvolvimento e aprovação de especialistas antes de chegarem à sua boca.

Mito. Apesar de controlar a proliferação bacteriana e fúngica (causas da acne), a solução não deve ser usada na face. “O uso do bicarbonato de sódio no rosto pode desequilibrar o pH da pele, alterar a flora comensal e trazer risco de infecção. O baixo custo não vale o risco”, pondera.

Por ser uma substância alcalina, o bicarbonato tem pH alto, e tal característica ajuda a neutralizar odores, gorduras e sujeiras difíceis. É por isso que misturar bicarbonato com sabão em pó ou detergente, por exemplo, pode potencializar ainda mais a ação desses produtos.

Com Carvão e Bicarbonato de Sódio em sua fórmula, seu uso, junto de uma escovação adequada, limpa profundamente e ajuda a remover manchas superficiais dos dentes, deixando-os mais brancos. Além de proporcionar um hálito fresco e saudável.

Ambos os ingredientes são altamente potentes quando se trata de combater a acne, desobstruir os poros e dar a você uma pele limpa e limpa. Misture 2 colheres de sopa de ACV puro e orgânico com 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Combine bem para formar uma máscara facial.

3 dicas de como clarear as axilas escuras

  1. Utilize desodorante com ação clareadora. Alguns desodorantes podem ser prejudiciais para a pele, por isso sempre é importante buscar produtos que sejam testados e aprovados dermatologicamente e que não sejam à base de álcool. ...
  2. Tenha uma boa alimentação. ...
  3. Aposte na esfoliação.

Limão para clarear a pele. Usar o limão para clarear a pele não é algo comum só na Coreia do Sul, por aqui muitas pessoas já usam esse truque. Corte um limão na metade, esprema o suco e aplique na pele com um pedaço de algodão. Faça isso bem longe do sol e depois enxágue muito bem, para evitar queimaduras.

Se deseja obter uma pele visivelmente mais clara em uma semana, efetue o ritual de limpeza duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra à noite, antes de dormir. Isso propiciará o dobro de limpeza naquela semana, além de evitar que qualquer progresso seja perdido durante as horas de sono.

O escurecimento das axilas é a queixa mais comum e pode acontecer por diversas razões: métodos de depilação (cera quente e lâmina, que alteram a estrutura do pelo, fazendo com que nasçam para dentro da pele e terminem encravando); foliculite (bolinhas decorrentes de pelos encravados) de repetição; sobrepeso (ingestão ...

Entre as opções cientificamente comprovadas que ajudam a clarear a virilha estão o peeling, as medicações manipuladas e, principalmente, os procedimentos com laser.