Foi a pouco ou foi há pouco?

Perguntado por: ubelchior . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 9 votos

“Ela chegou da Itália há pouco tempo” (= faz pouco tempo). governador.” Em ambos os casos, note que existe a ideia de tempo transcorrido. Empregamos “a pouco” (com a preposição “A”) quando a ideia é de tempo futuro ou de distância a ser percorrida.

Note que, enquanto “há” costuma estar presente no sentido de tempo passado, “a” pode estar presente em locuções no sentido de tempo futuro. Veja: Nós chegamos HÁ dez minutos. Nós vamos chegar daqui A dez minutos.

Assim, é possível perceber que “daqui a pouco” significa que algo que está aqui se direciona ao futuro e, por ser em pequena quantidade de tempo (pouco, certo?), logo chegará. Destarte, podemos dizer que “daqui a pouco você entenderá todas as diferenças” ou que “daqui a pouco você chegará ao seu destino”.

A expressão a pouco é sinônima de dentro de pouco tempo, em breve, dentro em breve, logo, daqui a instantes etc. A preposição a é utilizada para indicar tempo futuro.

O que significa agora há pouco? A expressão agora há pouco é usada para indicar que alguma coisa aconteceu há pouco tempo, há poucos instantes.

Usamos há, forma conjugada do verbo haver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo, quando nos referimos a tempo decorrido, ou seja, a tempo passado.

É dispensado o uso do advérbio "atrás", portanto, “há muito tempo” é a expressão correta.

Há casos em que não ocorre crase (união da preposição a com o artigo definido a), mas o acento grave é usado por motivos de clareza: à força, à medida, à míngua, à faca, à noite, à tarde, à mão, à distância.

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.

Sinônimo de

  1. Tem existência: 1 tem, existe, resta.
  2. Faz um determinado período de tempo: 2 faz, completa-se, perfaz.
  3. Está presente: 3 está, encontra-se, acha-se, apresenta-se.
  4. Acontece: 4 acontece, ocorre, sucede, realiza-se, passa-se, dá-se, decorre, sobrevém, transcorre, verifica-se.
  5. Entende-se com alguém:

O verbo haver impede a palavra atrás em seguida sempre que estiver relacionado a tempo, à ação que já se passou. Há, portanto, duas formas corretas para a frase: “há dez anos” ou “dez anos atrás”.

Com o “h” o “há” representa uma forma do verbo haver. Assim, podemos utilizar o “há” quando o verbo haver é impessoal (sem sujeito) e possui o sentido de “existir”. Essa forma verbal é conjugada na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Há muitas pessoas no mundo.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Assim, antes de nomes de cidades, não há artigo; nessa situação, portanto, não ocorre crase: "Ir a São Paulo", "ir a Campinas", "ir a Fortaleza", "ir a Cuiabá", "ir a Paris", "ir a Nova York", "ir a Roma" etc.