Foi na terceira pessoa?

Perguntado por: amata . Última atualização: 26 de maio de 2023
4 / 5 5 votos

3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo ser. Ontem ele foi comigo ao circo. Ele já foi um ótimo trabalhador.

Pretérito Perfeito do Indicativo de ser:
* As formas verbais destacadas são formas irregulares ou formas regulares que apresentam alguma particularidade gráfica.

Dele. O (pronome oblíquo) Seu/sua/seus/suas (forma da terceira pessoa)

c) A terceira pessoa verbal relaciona-se com a terceira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais ele / ela (singular) e eles / elas (plural). Dessa forma, no discurso em terceira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com a pessoa de quem se fala. Exemplo: Ele estuda muito.

Foi é a forma conjugada do verbo ser na 3. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Deverá ser usado quando o sujeito for ele, ela, você: Foi ele.

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que o correto será sempre “fui eu”, não “foi eu”, isso porque o verbo precisa concordar com o sujeito da oração e, como o sujeito está expresso no pronome pessoal “eu”, a concordância adequada será feita com o verbo fazer no pretérito perfeito do indicativo, ou seja, “fui” ...

Verbos da 3° conjugação: verbos terminados em –ir: sorrir, partir, dividir, abrir, sair, decidir, rir,… Os verbos irregulares são aqueles que ao serem conjugados forem modificações em seu radical ou terminações. Diferente do que acontece nos verbos regulares, eles não obedecem a um modelo de conjugação.

Significado de Foi
Forma regressiva de ser. substantivo deverbal Ação de ir; ato de se deslocar de um local para outro: foi de navio; foi-se pelo mar.

“Foi” é uma forma irregular de conjugação do verbo “ir”.

Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.

O verbo ir, atuando como verbo transitivo indireto, necessita de um objeto indireto para completar o seu sentido.

O verbo ir é um verbo extremamente irregular que apresenta alterações tanto no radical como nas terminações, quando conjugado. Apresenta três radicais distintos: eu vou, eu fui, eu ia.

3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo. No enunciado “Aquela cadeira é vermelha.”, o verbo está conjugado na 3ª pessoa, ainda que “cadeira” não seja um ser propriamente dito.

Algumas pessoas falam de si na terceira pessoa por costume cultural, hábito ou outros motivos, e isso não significa doença ou transtorno mental e a psicologia explica. Falar de si mesmo como se estivesse falando de outra pessoa tem nome e se chama ileísmo.