Foi no show ou ao show?

Perguntado por: bmartins . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 2 votos

Se você tiver dúvidas,por exemplo: Nós vamos ao cinema ou no cinema ? E outros. Saiba que o certo é "Ir ao cinema".

Indo direto ao ponto, o correto seria falar “vou ao banheiro” ao invés de “no banheiro”, porém essa decisão não é aleatoria. Tanto “ao” como “no” são preposições combinadas com artigos, e você entenderá melhor por que um é o correto e o outro não.

É uma questão gramatical: o verbo “ir” no sentido de deslocar de um espaço para outro é transitivo direto e seguido de “a”: Ele vai a Aracaju e não em Aracaju. No caso de se ter a preposição mais artigo, ficará: Ele vai ao aeroporto.

Neste caso “no” é indicativo de lugar (em+o) e, assim, sugere que a pessoa está “colada” no telefone. Ao telefone é a expressão apropriada, pois a preposição "a" pode indicar a ideia de aproximação. Quando falamos ao telefone, estamos próximos do aparelho e não "no" aparelho.

Vou ao médico, se fosse vamos no médico, seria sobre ele. vou ao médico. quem vai, vai á algum lugar. As duas noções estão corretas.

A forma [foi-nos]pode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] .

Deverá dizer: "Eu vou à feira." O verbo ir no sentido de partir de um lugar para outro não se emprega com a preposição em, mas, sim, com as preposições a, para ou de, conforme exemplifico abaixo.

"Vou no mercado" ou "Ao mercado?" ao mercado". Pois se "vai a algum lugar", e não "em". Não se esqueça!

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.

Diz-se «estou na cantina, no cinema, no trabalho, em casa». Contudo, quando nos referimos à casa de outrem, há contracção da preposição em com o artigo a? Ambas as expressões — «em casa do Pedro» e «na casa do Pedro» — estão correctas.

Portanto, sem preposição! O verbo assistir será transitivo indireto quando tiver significado de presenciar, comparecer, ver, estar presente, testemunhar, caber. Portanto, a preposição “a” será obrigatória! Portanto, o correto é: Nós assistimos ao jogo!

AO FINAL = no final
Você tem dúvidas quanto ao emprego de “no final”? Esse termo pode facilmente ser substituído pela locução adverbial “AO FINAL”, expressando algo que acontece “por último”, “no término”, “no fim”, “na conclusão”. Seguem exemplos: Ao final de tanto esforço, conseguimos arrecadar a quantia.

pede a preposição a como tá aqui quem vai vai ah e não em como muitas pessoas acham por aí isso aqui não existe portanto devemos dizer eu vou ao. banco.

Assiste-se “a” alguma coisa. Já a palavra “luta” é antecedida do artigo “a”. Assistir a + a luta = assistir à luta. Verbo ir: vai-se “a” algum lugar.

O particípio passado do verbo falar é "falado": eu tinha falado, eu havia falado. "Olá! O correto é 'eu tinha falo' ou 'eu tinha falado'?" (Natália Marques) O verbo "falar" não tem particípio irregular, Natália. Deve-se dizer "eu tinha falado".

Calma, não se desespere. Eu vou explicar: o particípio de falar é FALADO. Não é FALO. A frase correta é, portanto, EU TINHA FALADO.

“Cristina precisa ir à aula”. A preposição “a” é exigida pelo verbo “ir”, pois o verbo indica movimento em direção a algum lugar. Regra geral: Sempre haverá crase da preposição mais artigo se o termo regente exigir a preposição a e se o termo regido aceitar o artigo feminino a (as).

Não há problemas gramaticais com “vou à” e “vou para”, mesmo porque o verbo “ir” pode ser regido tanto pela preposição “a” quanto pela preposição “para”.