Foram 4 anos ou foi 4 anos?

Perguntado por: uramos . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final. Ela indica a ação de alguém ou uma característica de determinada pessoa.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Enviadas é o plural de enviada. O mesmo que: andainas.

A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final.

ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eles foram; Elas foram; Vocês foram.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

A expressão correta é há anos. O uso do advérbio atrás é completamente redundante neste caso. O verbo haver, como verbo impessoal, é acompanhado por uma expressão de tempo que já indica tempo decorrido.

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

Quando o verbo fazer está empregado indicando passado, ele não flexiona. Fazem 5 anos: É erro, evitem-no. Faz 5 anos: É correto.

A forma correta de escrever é a maneira Faz anos porque esta expressão se refere à um tempo passado.

Seguindo os dois exemplos acima, pelo fato de nossa ida À praia ser de curta duração (retornamos no final da tarde do mesmo dia), devemos dizer "Vou À praia". Ida PARA a praia subentende que você vai permanecer por longo tempo lá, como por exemplo, montando barraca ou acampamento lá.

O correto é: foi ouvida quatro testemunhas ou foram ouvidas quatro testemunhas e.

Sendo um particípio, concorda em gênero e número com o substantivo a que se refere: dado o, dados os, dada a e dadas as. Exemplos: Dado o imprevisto, os planos foram cancelados. Dados os resultados, serão necessárias novas análises.

O verbo ir rege a preposição a, que se funde com o artigo exigido pelo substantivo feminino escola: Vou à (a+a) escola.

Isso porque “foram” é uma conjugação na terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, tanto do verbo ir quanto do verbo ser.

Foram vem do verbo ser. O mesmo que: existiram, aconteceram, viveram, fizeram, relacionaram, significaram, representaram, estiveram.